x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.564

Lançamento contábil Cheques não compensados

ELIZANDRA

Elizandra

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 22:44

Boa noite.

Li vários debates aqui no Fórum sobre cheques a compensar. Gostaria que confirmassem se meu entendimento está correto e me orientassem com outra dúvida. A conta "Cheques a Compensar" somente pode ser usada em casos de cheques que não são compensados no mesmo período. E devem compor o Passivo Circulante. Minha dúvida, seria agrupada no grupo de Contas a Pagar, Fornecedores, outra? Tenho cheques emitidos para pagamento de despesa que foram devolvidos pelo banco e não foram apresentados novamente. A conta possui aplicação com baixa automática, se mantenho esses cheques na conta bancos, a conta fica credora.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 07:41

Bom dia Elizandra

Neste caso lance os cheques não compensados na conta a "Cheques a compensar " no grupo de "Contas a Pagar" no Passivo Circulante.

Digo "neste caso" porque via de regra não há a necessidade de criar uma conta apenas para lançar os cheques não compensados, para isto será bastante manter a conciliação bancária em um controle a parte da contabilidade que fará prova do saldo bancário real. Porém como se trata de cheque devolvido e não reapresentado seu entendimento está correto.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.