x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.722

Alteração em livro diário já autenticado

MFernanda

Mfernanda

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 27 junho 2014 | 09:28

Bom dia,

Fizemos registro em cartório do livro diário de uma lucro real.
E, quando fomos passar o sped contábil, acusava um erro de duplicidade no lançamento. Verificando os lançamentos, constatamos que o software contábil nosso, duplicou alguns números dos lançamentos.

Por exemplo:

Lançamento 10 : pgto fornecedor
Lançamento 10: recebimento de clientes

O Sped não aceita essa duplicidade, e conforme o art. 5º da resolução DNRC nº 107/2008, não podemos substituir o livro já autenticado, e devemos fazer as alterações no exercício que constatamos esses erros.

“art. 5º A retificação de lançamento feito com erro, em livro já autenticado pela Junta Comercial, deverá ser efetuada nos livros de escrituração do exercício em que foi constatada a sua ocorrência, observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade, não podendo o livro já autenticado ser substituído por outro, de mesmo número ou não, contendo a escrituração retificada.”

Alguém sabe me informar como proceder nesses casos, se eu posso fazer uma errata, ou se existe outra opção para isso.
Desde já meus agradecimentos.

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 27 junho 2014 | 22:27

Mfernanda, boa noite.


Repare no que eu grifei/sublinhei em negrito.

“art. 5º A retificação de lançamento feito com erro, em livro já autenticado pela Junta Comercial, deverá ser efetuada nos livros de escrituração do exercício em que foi constatada a sua ocorrência, observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade, não podendo o livro já autenticado ser substituído por outro, de mesmo número ou não, contendo a escrituração retificada.”


Pode ser que eu esteja interpretando errado.
Mas entendi que se o erro foi visto agora, o acerto deverá ser em 2014.
Se estou falando bobagem, peço ajuda aos colegas para entender melhor a situação.

Espero ter ajudado.
Abraço


Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.