x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.306

Estorno de título a pagar após contabilização

Wernon Vilas Boas

Wernon Vilas Boas

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 15:59

Boa tarde,

Tenho uma situação e me surgiu uma dúvida, segue abaixo.

Exemplo:
Foi feita a liquidação do título a pagar pelo banco o dia 30-06. O banco confirmou a liquidação do título e deduziu o valor da minha conta corrente. Este título já foi contabilizado.

No dia 02-07 por algum motivo o banco fez o estorno desse movimento, ou seja o valor voltou para minha conta.

No financeiro o valor foi conciliado no extrato do banco.

Minha dúvida é a seguinte:
Como posso proceder neste caso? Poderia estornar com data de estorno dia 02/07, mesmo com título contabilizado?

Caso o título não esteja contabilizado somente conciliado com o extrato, poderia realizar este estorno?


O que tenho em mente é mesmo o título esteja contabilizado eu poderia fazer o estorno, pois são datas diferentes.

Desde já agradeço a atenção.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sexta-Feira | 4 julho 2014 | 19:48

olá, contabiliza-se:

> esse lançamento deve ter sido:

data: 30/06/2014
d- títulos a pagar
c- banco c/c...
vlr debitado em n/conta ref. a quitação do título xxx
$ xxx

> então lançamento de estorno vai ser:

data: 02/07/2014
d- banco c/c.
c- títulos a pagar
vlr ref. devolução n/data cfe. estorno da quitação do título xxx ocorrido em 30/06/2914.
$ xxx

o setor financeiro deve saber quanto estorno desse pagamento, pois terá que entrar em contato c/o banco a fim de tomar as providências cabíveis, pois do contrário esse título pode vir a ser protestado pelo fornecedor.

boa noite!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.