x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.647

Implantar rotinas/procedimentos contábeis em pequena empresa

José Eduardo Mendes

José Eduardo Mendes

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 18:03

Olá pessoal,

Gostaria da ajuda e esclarecimento de vocês nas seguintes questões:

Assumi a gestão administrativa/financeira de uma pequena empresa do ramo de arquitetura e construção civil. Essa empresa não possui nenhum procedimento de rotinas contábeis quanto a escrituração. Também, possuía somente, algumas planilhas para controlar o caixa e as contas a pagar.

Estou querendo iniciar a implantação de procedimentos contábeis para tornar a gestão mais confiável quanto à apuração dos resultados e facilitar meu trabalho pelo fato da padronização das tarefas. Minha primeira dúvida é: devo iniciar pela criação de um plano de contas? Contundo, nem todos os lançamentos, terão documentos aceitos pela legislação, pois, muitas operações são realizadas apenas com "notinhas" e "recibos". Uma outra questão, é que, todo o controle será realizado através de planilhas Excel, então, o número de lançamentos, por exemplo, no livro diário e livro razão (todos extra contábeis, correto?), ficará bem difícil, penso eu, pelo número de lançamentos e processamento manual.

Trabalhei, anteriormente, em um empresa de grande porte e, tudo era via sistema, com plano de contas, centro de custos etc., tudo já estava criado, eu simplesmente, alimentava as informações, eu era uma pequena peça dentro dos processos. Hoje, na verdade, terei que desenhar, basicamente, todos os processos e jogá-los no Excel. Então, se vocês, pelas experiências que possuem nessa área, puderem me ajudar, ficarei muito agradecido.

Uma segunda dúvida é em relação a criação do Plano de Contas, especificamente no que diz respeito a conta Clientes (sintética) e a conta Fornecedores (sintética). Para a conta Clientes, eu terei que criar, uma subconta analítica para cada cliente que a empresa tiver, ou seja, a conta receberá o nome do cliente mesmo, por exemplo:

1.1.2 CONTAS A RECEBER
1.1.2.1 CLIENTES
1.1.2.1.01 Antônio dos Anjos
1.1.2.1.02 Maria da Glória
1.1.2.1.03 Terezinha de Jesus
1.1.2.1.2837 João da Silva

e assim por diante. É dessa forma que, por exemplo, uma Casas Bahia, um Ponto Frio, tem seu Plano de Contas, ou, ainda, uma Universidade, com cada aluno fazendo parte de uma subconta? Ou não é dessa maneira que é realizado o desdobramento do Plano de Contas?
A mesma pergunta, faço para a conta Fornecedores. São criadas contas para o número de fornecedores que a empresa tiver, seja qual for a quantidade?

Aguardo o retorno de vocês para prosseguirmos o debate.

Obrigado.
Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.