x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 744

Fornecedores ou compras a vista X Estoque de mercadorias

WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 17:06

Boa tarde caros colegas

A empresa é do Simples nacional.

Está correto?????

Lançar todas notas de compras a débito de Estoques de mercadorias.
E apurar o CMV no final do exercício.

Pergunto ainda:
E este estoque que estou contabilizando durante o exercício, não vai ficar sujeito ao recolhimento de Icms nos estoques?????

OBS: Para o estoque inicial vou me basear em algumas notas de compras do exercício anterior. ( Posso???)



Att. Waldomiro Pena

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!
Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 17:28

Waldomiro, vamos por parte:
1 - Esta correto lançar todas as NFs em debito a conta Estoque de Mercadoria.
2 - Eu sugiro que se faça a apuração de CMV a cada mês, para evitar que se tenha balanços parciais com valores incorretos, valor de mercadoria maior que o real e sem o valor do CMV.
3 - em relação ao "recolhimento de Icms nos estoques", prefiro não comentar e deixar para algum colega da area fiscal.
4 - Com relação ao estoque inicial, somente pode usar todas as NFs como estoque inicial se a empresa não efetuou nenhuma venda das mercadoria comprada anteriormente, se houve compra e venda, vai ter que solicitar ao cliente o inventário do exercício anterior.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.