x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 37.507

Fundo Fixo Caixa

João Neto

João Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 11 março 2008 | 11:55

Pessoal, me esclareça essa dúvida sobre a contabilizar do fundo fixo de caixa.

Nesse caso empresa vai ter dois caixas??
Caixa Geral
Caixa Fundo Fixo

Contabilizarção:

Constituição do Fundo Fixo
D -Caixa Fundo Fixo (AC) = 100,00
C - Bancos c/Movimento (AC) = 100,00

Recomposição do fundo fixo de caixa
Na recomposição do fundo fixo de Caixa há o reconhecimento contábil das despesas.

D - Despesas Administrativa (CR) = 50,00
C - Bancos c/Movimento (AC) = 50,00

Não entendi, alguém pode me explicar??


O pagamento não seria da seguinte forma??
D - Despesas Administrativas(CR)
C - Caixa Fundo Fixo(AC)

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 11 março 2008 | 13:20

Vamos supor um fundo fixo de R$1.000,00

Pela emissão do primeiro cheque concedendo o Fundo Fixo:

D-Caixa-Fundo Fixo
C-Banco.....................1.000,00

Vamos supor que dos 1.000,00 foram gasto:

Telefeno...................R$ 300,00
Luz............................R$ 200,00
Material Expediente R$ 200,00
Copias.......................R$ 100,00

Total das despesa . .R$ 800,00

Cheque Emitido........R$1.000,00
Despesas pagas...... R$ 800,00
Saldo Fundo.............R$ 200,00
Novo Cheque de Reposição do Fundo Fixo...R$ 800,00

D -Caixa Fundo Fixo- C C-BANCO
1.000,00 (1) 1000,00 (1)
300,00 (2) 800,00 (6)
200,00 (3)
200,00 (4)
100,00 (5)
200,00 Saldo
800,00 (6)
1000,00 Saldo

D-Telefone D-Luz
300,00 (2) 200,00(3)


D-Mat Expediente D-Copias
200,00(4) 100,00(5)

Veja que a reposição do fundo sempre complementar o valor para que o fundo seja sempre R$1.000,00

Voce pode usar uma planilha do excel para fazer o formulário de prestação de contas , onde serão ralacionadas todas as despesas, com comprovantes anexo e,valor do cheque de reposição do Fundo de caixa

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
João Neto

João Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 11 março 2008 | 15:00

M Messias, muito obrigado pelas informações, por favor, me diga com o proceder nessa situação.

Eu constitui o fundo fixo de 500,00 em Dezembro/2007 só que desses R$ 500,00 foram gastos R$ 300,00 e não foi emitido um novo cheque de R$ 300,00 para reconstituir o fundo fixo..

Pergunto eu posso contabilizar da seguinte forma a despesa?

D=Despesas (CR)
C=Fundo fixo de caixa (AC)......300,00

Qual Procedimento eu poderia fazer, uma fez que esses R$ 300,00 já entrou na DRE como Despesas do exercício de 2007

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 11 março 2008 | 15:12

Pelo que entendir o DRE de 2007 está errado. Porque em 2007 deveria ter sido feito o lançto acima sugerido por voce.

Alias não deverá ser somente o Fundo Fixo que está errado. Se as despesas de 300,00 foram contabilizadas em 2007. Qual foi a contra-partida. Caixa Normal?. Se foi o caixa normal é só voce debitar caixa normal e creditar Fundo Fixo.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
João Neto

João Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 11 março 2008 | 16:12

M MESSIAS

Vou tentar explicar o que foi feito.

Essa é uma entidade sem fins lucrativos.

Então no mês de dezembro/2007 foi feito a constituição do fundo fixo de caixa.

D=Caixa Fundo Fixo(AC)
C= Banco c/Mov.(AC).........500,00
Até aqui tudo bem

No póprio mês de dezembro/2007, foram gastos R$ 300,00
Aqui é onde está o problema. Como esses 300 foram despesas de dezembro, ele deve entrar na DRE de dezembro.

Então como eu faria esse laçamento dessa despesa paga pelo fundo fixo de caixa???

Pois na prestação de contas que foi enviada para entidade esses 300,00 foram despesas do mês de Dezembro/2007

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 11 março 2008 | 17:10

Grande João Neto.

Os valores que devem constar na sua DRE, é apenas das despesas e receitas, posto que como a própria sigla sugere DRE = Demonstração do Restultado do Exercicio.

Desde que o amigo faça contabilidade comercial, essas informações automaticmante são transportadas para a DRE.

NOTA: Saldo de caixa/bancos, não são demonstrados na DRE.

NOTA: Agora se o colega estiver falando de "Demonstração de Fundo Fixo de Caixa" é outra situação.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
João Neto

João Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 11 março 2008 | 17:59

Caro Claudio, acho que você não interpretou bem minha dúvida.

Não me refiro as contas que iram pra DRE, e sim como proceder na contabilização das despesas pagas com o Fundo Fixo de Caixa.

Caso você esteja por dentro desse procedimento, por favor poste aqui, agradeço desde já.

João Neto

João Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 13 março 2008 | 10:26

Claudio.

Esse lançamento acontece, quando a conta refere-se ao Caixa Geral. Más tem outra conta chamada de Fundo Fixo de Caixa, que não obedece a mesma regra, pelo menos foi o que entendi, na explicação de M Messias na resposta mais acima.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 13 março 2008 | 10:51

Ok, João Neto.

Veja essa breve explicção sobre fundo fixo de caixa.

Muitas empresas mantêm um fundo fixo de Caixa destinado ao pagamento de pequenas despesas, tais como refeições, conduções, correios, gorjetas, autenticações etc.

Adotado o sistema, as importâncias recebidas (em dinheiro ou em cheques) devem ser depositadas em conta bancária diariamente e, ao final do dia, recomenda-se observar se o numerário existente em seu poder representa o saldo apontado no boletim de Caixa.

Periodicamente, o fundo fixo de Caixa deve ser recomposto. Isso ocorrerá quando os valores colocados à sua disposição chegarem a níveis mínimos que impossibilitem a cobertura de futuros gastos.

Os pagamentos efetuados com recursos do fundo fixo de Caixa não são lançados diretamente na escrituração contábil, mas apenas registrados no boletim de Caixa. Por ocasião da recomposição do fundo fixo, tais valores serão reconhecidos contabilmente de uma só vez.

Os lançamentos contábeis relativos à movimentação do fundo fixo serão assim efetuados:

1) Constituição do fundo fixo de Caixa:

D - Caixa - Fundo Fixo (AC)
C - Bancos Conta Movimento (AC)

2) Recomposição do fundo fixo de Caixa (e, conseqüentemente, reconhecimento contábil das despesas):

D - Despesas Administrativas (CR)
C - Bancos Conta Movimento (AC)

Onde:
AC = Ativo Circulante
CR = Conta de Resultado

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
SASKA S T KOPMANN

Saska s T Kopmann

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 30 março 2009 | 16:38

Boa Tarde,
Aproveitando o assunto, tenho 2 dúvidas que gostaria de tirar sobre isso:

Tenho uma empresa que adotou recentemente o fundo fixo.

Quer dizer que pela entrada no fundo:
D - Fundo fixo
C - Banco (cheque)

Pelas despesas pagas com fundo fixo:
D - Despesas (ref a cada uma)
C - Fundo fixo?

É correto criar essa conta (fundo fixo) no plano de contas?

A outra pergunta é sobre o tempo: sei que existem controles semanais, quinzenais e mensais. No caso do mensal - o controle é feito dentro do período (março, abril) ou 30 dias, independente do mês de competência (ex. do 15 de março a 15 de abril).

Agradecendo desde já...

Atenciosamente,

Saska Kopmann|[email protected]

Redação Fiscal - PODTAX - Guia do Analista
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
www.guiadoanalista.com.br
Grupo WHATS
Grupo FACE
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 30 março 2009 | 19:59

Boa noite Saska,

Repetindo o que (acertadamente) já postaram o Claudio e o M. Messias, tem-se que o numerário existente no fundo fixo é utilizado para os pagamentos das pequenas despesas, feitos pelo caixa, que deve manter os respectivos comprovantes.

A constituição do fundo fixo de caixa é contabilizada da seguinte forma (admitindo-se um valor inicial de R$ 1.000,00, pela emissão do cheque):

pela constituição do Fundo Fixo
D - Caixa - Fundo Fixo (AC)
C - Banco Conta Movimento (AC) - 1.000,00

Nenhum lançamento contábil é feito por ocasião de tais pagamentos.

À medida que os pagamentos vão se sucedendo, obviamente o valor do fundo vai reduzindo. Quando estiver próximo de se esgotar, o responsável pelo caixa deve emitir relatório dos pagamentos efetuados, juntando os respectivos comprovantes.

Para a recomposição do fundo fixo, emite-se um cheque ao responsável pelo caixa, no valor da prestação de contas, contabilizando essa operação em contrapartida ao registro das despesas comprovadas, da seguinte forma:

pela recomposição do fundo e contabilização das despesas
D - Despesas Administrativas (CR)
- Condução e Lanches - R$ 100,00
- Cópias Reprográficas e Autenticações - R$ 150,00
- Correios - R$ 20,00
- Materiais de Escritório - R$ 30,00
C - Banco Conta Movimento (AC) - R$ 300,00

Note que no sistema de fundo fixo, as contas de despesas são debitadas, em contrapartida ao registro da emissão do cheque (como se tivessem sido pagas) apenas quando o fundo é recomposto, e não por ocasião do real desembolso de caixa. Há, portanto significativa redução nos registros contábeis.

Uma vez que a conta "Caixa" não tem seu valor alterado a cada pagamento ou recomposição do fundo em dinheiro, esse sistema é bastante usado por permitir e facilitar o controle do referido fundo.

O saldo é permanente (inalterado), devendo sempre corresponder ao dinheiro em caixa mais o total dos comprovantes dos pagamentos efetuados e ainda não reembolsados.

Naturalmente, em obediência ao Principio da Competência, as despesas deverão ser registradas no mês de sua efetivação, no entanto nada a impede de recompor o Fundo Fixo em períodos menores do que 30 dias.

Por ocasião do levantamento de balanços, no Caixa - Fundo Fixo deve permanecer efetivamente só o numerário. Os comprovantes das despesas devem ser reembolsados e contabilizados para que não sejam excluídos da apuração

Via de regra a conta Caixa - Fundo Fixo, nada mais é que a própria conta Caixa cujo saldo (fixo) será representado parte por despesas já pagas (até que sejam contabilizadas pela recomposição) e parte em dinheiro.

...

Editado por Saulo Heusi em 30 de março de 2009 às 20:10:37

Marcelo Augusto

Marcelo Augusto

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 18:34

Boa tarde.

Estava lendo este tópico e restou apenas uma dúvida.

Uma ME que não possui conta corrente, poderá ter um fundo fixo e adotar os procedimentos acima?

Ex.:
ATIVO
CIRCULANTE
DISPONÍVEL
Caixa Conta Movimento
Caixa Fundo Fixo

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.