x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.501

operações com mercadorias - pis, cofins, icms normal e st -

Eliã Dias

Eliã Dias

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 16 julho 2014 | 21:26

Boa noite pessoal,

Faço a contabilidade de empresa lucro real e estou com dificuldades em algumas situações:

A empresa tem todas essas situações listadas abaixo e estou completamente perdida no entendimento de todas, quero saber se alguém pode me ajudar na forma correta de contabilizar cada uma delas.

Segue:

Pis e Cofins sobre as compras e vendas
ICMS sobre as compras e vendas

Pis e Cofins ST s/compras e vendas
ICMS ST s/compras e vendas

Pis e Cofins s/ devoluções de compras e vendas
ICMS s/devoluções de compras e vendas

Pis e Cofins ST s/devoluções de compras e vendas
ICMS ST s/devoluções de compras e vendas

Apuração do Custo das Mercadorias.

Atte.

Eliã Dias


"A mente que se abre à uma nova ideia, jamais voltará ao seu estado inicial." (Albert Einstein)
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 17 julho 2014 | 09:56

Bom dia,

Aqui na empresa, todas as notas fiscais são lançadas pelo setor fiscal. Cabe a nós do setor contábil conferir as entradas e saídas de mercadorias segundo o SPED ICMS, SPED PIS/COFINS, GIA e apuração de ICMS pelo relatório de apoio.

Os lançamentos que vem da importação são:

Venda
D - Transitoria de Recebimentos (AC)
C- Receita de Revenda de Mercadorias(Receita)
Compra
D- Mercadorias(AC)
C- Fornecedores (PC) ou Disponibilidades(AC) - depende da vinculação ao exportar


Antigamente, nós também exportávamos do módulo fiscal os impostos incidentes sobre essas operações acima, mas verificamos que provocavam lentidão no sistema contábil, fora a dificuldade de conferência. Daí então, passamos a lançar as provisões manualmente, segundo os relatórios que citem, de forma mensal como segue abaixo:

PIS/COFINS/ICMS sobre vendas
D- PIS/COFINS/ICMS sobre fat. e vendas (despesa)
C- PIS/COFINS/ICMS a recolher (PC)
PIS/COFINS/ICMS sobre compras
D - PIS/COFINS/ICMS a recuperar (AC)
C - Estoque de mercadorias para revenda (AC)
Recuperação de PIS/COFINS/ICMS
D- PIS/COFINS/ICMS a recolher (PC)
C- PIS/COFINS/ICMS a recuperar (AC)

* as contas são para cada imposto, só juntei para facilitar os confrontos dos débitos e créditos...

Já apuração do Custo será de acordo com o método de avaliação, aqui efetuamos também mensalmente:

D - Custo das Mercadorias Vendidas (Custo)
C - Estoque de Mercadorias para Revenda (AC)

Quanto ao ICMS ST, nós aqui só destacamos ao desmembrar em um lançamento múltiplo de pagamento. A conta debitada é a mesma, o que vai mudar é somente o histórico:

D- ICMS a recolher hist. Valor ref pagamento de ICMS Normal ref. competencia xx/xxxx
D- ICMS a recolher hist. Valor ref pagamento de ICMS fecp Normal ref. competencia xx/xxxx
C- Disponibilidades hist. Valor ref pagamento de ICMS ref. competencia xx/xxxx


Enfim, qualquer dúvida na contabilização estou disponível no que eu puder contribuir. Espero ter ajudado de forma prática.

Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.