x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 1.574

Estoque de mercadorias

Igor Montenegro Escariao

Igor Montenegro Escariao

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 10:26



Pessoal, estou com uma pequena dúvida.
Um cliente meu, até o final de 2012, era MEI. Perfeito.
Janeiro de 2013 começou a ser do Simples.
Daí me surge uma dúvida, ele iniciou o ano com mercadorias, como faço esse lançamento de abertura, pois tinha colocado apenas
D - Caixa
C - Capital integralizado - 10mil.

Agradeço,

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 13:27

Igor, Boa tarde!

Faça uma pesquisa aqui mesmo no fórum Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=balan%E7o+de+abertura+site%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.contabeis.com.br%2Fforum&sa=Buscar&bpq=1" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">clique aqui a respeito de "Balanço de Abertura" , o assunto já foi bastante discutido, com certeza você encontrará diversos outros questionamentos que poderá te ajudar.

Resumo:

O Balanço de Abertura é utilizado para contabilização dos saldos do Ativo e do Passivo apurados mediante Perícia ou Auditoria realizada para se dar início à escrituração contábil em empresas que anteriormente apenas usavam o Livro Caixa, como aquelas optantes pelos sistemas de tributação conhecidos como Simples Nacional e como Lucro Presumido. As empresas que ficaram inativas durante longo espaço de tempo (mais de 5 anos) também poderão utilizar esse recurso.

O Balanço de Abertura também pode ser utilizado por empresas que tiveram sua escrituração contábil desclassificada pela fiscalização, desde que essa desclassificação seja atestada por profissional de contabilidade devidamente habilitado.

Fonte: Fórum Contábeis

Igor Montenegro Escariao

Igor Montenegro Escariao

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 12:20

Pessoal, me surgiu uma questão.
Bem, como faço para equilibrar meu estoque de mercadorias?
Vou explicar.
Se você possui um estoque de 10 mil reais, e a cada mês compra 5 mil reais em estoque, você teria que vender pelo menos acima desses 5 mil para pagar suas despesas.
Pois bem, se tenho 10 mil, compro 5 mil por mês e vendo, digamos, 8 mil, logo, uma hora esse estoque vai se acabar, pois não leva em consideração a margem de lucro.
Minha dúvida é essa, pois iniciei a contabilidade de um cliente, e vejo que está se aproximando desse fim de estoque.
Espero que possam me entender e solucionar de alguma forma.
Agradeço.

Samir  Assaf

Samir Assaf

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 12:42

Bom dia
Igor olhando a grosso modo , da para se ter ideia que teu cliente, compra mercadoria sem nota fiscal, e estar vendendo , gerando receito sobre um estoque que ele não tem , você vai ter que trabalha com seu cliente a ideia de fatura somente o que ele tem comprovada a compra. mas breve possível fazer um inventario de estoque para regularizar isso .

Bom esse e meu parasse.


Samir Assaf

Igor Montenegro Escariao

Igor Montenegro Escariao

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 14:22

Samir, não vejo essa questão como um ponto em consideração.
E na verdade ele compra sim tudo COM NOTA.
A questão chave é o fato de não ter como contabilizar margem de lucro. Ou seja, o que for saindo da conta de mercadorias com as vendas, seja apenas o valor de custo, e a margem de lucro ir pra outra conta.
Mas não sei como seria feito. Por isso pedi ajuda.

FRANCISCO COSTA CARNEIRO

Francisco Costa Carneiro

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 14:15

Igor, boa tarde!

Peço que você estude um pouco sobre uma matéria que trata exatamente dessa sua dúvida. Se chama de Estudo do Lote Econômico, ou LEC. Trata inclusive a temporalidade para o equilíbrio de estoques.

No mais, desejo sorte e sucesso sempre!

Francisco Costa Carneiro
Auditoria/Contabilidade/Controladoria e Finanças
Linked In: Francisco Costa Carneiro
Igor Montenegro Escariao

Igor Montenegro Escariao

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 13:06

Acho que os amigos não estão compreendendo o ponto que quero chegar.
Vamos ser mais didáticos.

Mês X1, temos:
Estoque inicial: 10.000,00
Compra para o mês x1: 5.000,00
Vendas do mês x1: 10.000,00


Mês X2, temos:
Estoque inicial: 5.000,00
Compara para o mês x2: 5.000,00
Vendas do mês x2: 10.000,00

Mês X3, temos:
Estoque inicial: 0,00 ==> aqui é onde está o problema. Pois, nos lançamentos de débitos e créditos, serão contabilizados apenas os valores de compra, venda e estoque. Não seria mensurado que o valor "x" vai sair do estoque como vendas, e o valor "y" vai sair do estoque como lucro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.