x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.153

Contabilidade de Custos

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2006 | 17:08

Olá Alexsandra:

Alguma coisa sobre o assunto prá voce:

A contabilidade de custos consiste em um ramo da contabilidade, propriamente dita, cujo objeto de estudo é o custeio de um produto ou serviço. O objetivo da Contabilidade de Custos é, portanto, identificar, mensurar e registrar transações econômicas realizadas por uma entidade que impactem diretamente no valor a ser atribuído a um produto ou serviço produzido ou executado pela mesma.

Atribuir um custo ao objeto de estudo significa identificar todos os consumos de materiais, de mão-de-obra, de equipamentos, de serviços, etc, e seus respectivos valores econômicos, necessários para a obtenção do produto ou do serviço final. Custo é transformar bens e serviços em outros produtos e serviços.

A contabilidade de custos requer assim, a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.

Os principais métodos de custeio são:

Custeio por absorção
Custeio variável ou direto
Custeio por atividade
Custeio ABC

Desenvolvimento da Contabilidade Custo

O desenvolvimento da Contabilidade de Custos recebeu seu maior impulso quando da Revolução Industrial, a ponto de gerar um novo campo de aplicação conhecido como Contabilidade Industrial. A partir desse evento, a contabilidade passou de seu foco principal que era a avaliação de estoques, para as diferentes técnicas de custeio. No século XX começaram a surgir as teorias e técnicas de gestão contábil na Europa e posteriormente nos Estados Unidos. Passou-se a questionar o que muitos autores chamavam de contabilidade tradicional de custos, basicamente as técnicas centradas na realocação de custos indiretos (rateios do CIF). As novas propostas formariam a maior parte do escopo atribuido a vertente da Contabilidade Gerencial, Controladoria Contábil (integração de Orçamento e Contabilidade) e Contabilidade Estratégica (integração de orçamentos plurianuais e contabilidade, havendo também propostas múltiplas que buscam identificar e sistematizar tendências gerenciais de longo prazo).


Custeio Industrial

CUSTO DE PRODUÇÃO DO PERÍODO (CPP) é a totalidade de custos incorridos na produção durante determinado período de tempo. É compostos por três elementos: materiais diretos, mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação

1) Materiais Diretos (MD) - referem-se se a todo material que se integra ao produto acabado e que possa ser incluído diretamente no calculo do custo do produto. Ex.: matéria-prima, insumos secundários, material de embalagens.

2) Mão-de-Obra Direta (MOD) - é o custo de qualquer trabalho executado no produto alterando a forma e natureza do material de que se compõe. Ex.: gasto total com sálarios e encargos com a mão-de-obra apropriável diretamente ao produto.

3) Custo Indiretos de Fabricação (CIF) - ou Gastos Gerais de Fabricação ou Despesas Indiretas de Fabricação são os outros demais custos necessários para a operação da fábrica, porém genéricos demais para serem apropriados diretatamentos ao produto. Ex.: materiais indiretos, mão-de-obra indireta, energia elétrica, seguro e aluguel da fábrica, depreciação de máquinas.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
HERLLY FOLLY

Herlly Folly

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 13:49

Boa tarde,

Gostaria de um bom material para compreender custos na atividade imobiliaria (construcao civil). Trabalho numa construtora e o emprego de custos e muito pobre, gostaria de implantar mais profundo o custo aqui. Mais o custo neste ramo e diferente do industrial, certo?


Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.