x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 15.113

Saldo Conta Banco como ajustar

MEIRE

Meire

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 14:45

Olá


Fiz uma pesquisa no site para saber com ajustar o saldo do banco do exercício anterior a qual ficou errada. Aí verifique que colocou para debitar a conta do banco e creditar a conta ajustes dos exercícios anteriores.No entanto,posso depois para a conta ajustes dos exercícios anteriores zerar debitar ou creditar lucros ou prejuízos acumulados???

Meire

MEIRE

Meire

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 17:27

OLa!!

A conta deposito,então influencia no lucro pois seria receita ok?? AI USO LUCRO OU PREJUÍZOS??

Tenho outra dúvida na conta de FGTS , a qual foi provisionada em 2012,porém a empresa não mandou as guias no exercício.Então em 2013 tenho que fazer um lançamento de ajuste,aí acho que não influencia no resultado.Será que esta correto assim:???

D-FGTS A PAGAR
C-CAIXA

Também a conta de fornecedores,o a qual a empresa não mandou as duplicatas será que seria da mesma forma:??

D-FORNECEDORES
C-CAIXA

HUBERLAN LOPES

Huberlan Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 18:10

Meire,
O que irá interferir no resultado são receitas e despesas, o pagamento de passivo não interfere no resultado caso não tenha sido contabilizado anteriormente lançe normalmente no passivo a recolher com a contra partida da disponibilidade.

Agora quero entender o que não foi lançado no banco para estar com diferença para ver se posso te ajudar.

MEIRE

Meire

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 08:59

Olá!!

Bom Dia!!

Em relação ao banco o saldo correto de 2012 foi R$ 40.001,14 DEBITO,foi transferido para 2013 30.001,14.
Então verifiquei que a empresa mandou o extrato faltando 2 dias,foi um deposito que era empréstimo e não contabilizei.Veja se está correto o lançamento para correção em 2013:

D-BANCO
C-EMPRÉSTIMO

Como seria o histórico para o lançamento e a data?? Tenho que colocar nas notas explicativas? ? Como poderia colocar???

Meire

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 09:20

Bom dia, Meire !


Antes de qualquer providência sobre o ajuste da Conta Bancos,eu faria uma conciliação rigorosa da(s) conta(s) em questão,no exercício anterior(es).
E isso eu faria conciliando todas as contas dos exercício(s).Faria um demonstrativo das divergências apuradas e somente após identificar as falhas técnicas que ocorreram,procederiam não ajustes,e sim,novos lançamentos no Exercício atual ou caso não se conclua todas as contas da conciliação que eu estou sugerindo.
Enquanto isso,não fica "pronto",eu faria apenas um único lançamento para ter o saldo atual da conta Banco.E não seria em contas do Patrimônio Liquido.
Abriria uma conta específica,que poderia ser ,Valores a Regularizar(Ativo Circulante) ,Banco x...C/C.,caso o valor do saldo da conta Bancos esteja maior que o saldo atual ou no Passivo Circulante,com o mesmo título,caso a conta Bancos em questão esteja com saldo menor que o saldo atual.Quando me refiro aos saldo atual é o saldo real do disponível nesse banco.Caso tenha alguma dúvida que eu não consegui lhe atender na minha resposta,volte a me consultar.

Abraço e bom trabalho

MEIRE

Meire

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 14:47

Ola Pessoal!!
Tudo Bem!!

Em relação empréstimo observei todos os tópicos,mas fiquei com dúvidas devido as mudanças das normas internacionais.
Então tenho uma empresa que adquiriu um empréstimo para compra de um carro em 06/05/2014 de R$ 36.900,00 e juros de R$ 4.905,86 pago a primeira em 06/06/2014.Gostaria que verificassem se os lançamentos estão corretos e a data que coloco para o passivo exigivel a longo prazo conforme as mudanças que tiveram:

D-BANCO: 36.900,00
C-EMPRÉSTIMO

D-JUROS A PAGAR(PC) 4.905,86
C- JUROS A APROPRIAR(CONTA REDUTORA DO PASSIVO CIRCULANTE)

PAGAMENTO DO EMPRÉSTIMO E JUROS

D-EMPRÉSTIMO
C. BANCO

D-JUROS PASSIVOS(CR)
C-JUROS A APROPRIAR(CONTA REDUTORA DO PASSIVO CIRCULANTE)

E QUAL A DATA QUE COLOCO NO PASSIVO EXIGÍVEL A LONGO PRAZO

MEIRE

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Sábado | 21 março 2015 | 15:27

Amigo Huberlan, boa tarde!

Tenho um caso em que, em 31/12/13 a empresa disse que TODOS os clientes tinham pagos. Por fim, eles se equivocaram, em 2014 receberam em banco valores referentes a clientes de 2013, que foram baixados em 2013.

Pergunto: Como ajusto essa entrada de dinheiro no banco?

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.