x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.054

Plano de contas contabilidade

KÁTIA MICHELE

Kátia Michele

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 09:07

Bom dia,

Preciso de uma ajuda em um esclarecimento dos senhores.
Na elaboração de um plano de contas existe alguma legislação que deve ser seguida?
Por ex, na questão da conta IMOBILIZADO , tem que ser detalhado ou posso utilizar apenas uma conta resumida ? Esta dúvida ainda existe nas contas de fornecedores,clientes ,estoque.

Obrigada pela atenção.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 09:28

Katia

No plano de contas você vai adaptando conforme as necessidades da empresa. No seu exemplo do grupo Imobilizado, é conveniente separar por contas:
- Imobilizado
Imóveis
Instalações
veículos
Móveis e Utensílios

Na conta fornecedores, é a mesma coisa. Costumamos abrir as contas para ter uma melhor visão da empresa ao analisar um balanço.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Carlos Alvarenga Junior

Carlos Alvarenga Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 julho 2014 | 11:03

Bom dia Kátia

Eu procuro evidenciar o Plano de Contas de acordo com a necessidade da empresa e de acordo com sua NBC correspondente. Se a empresa necessitar de uma visão mais analítica das contas, eu separo o ativo e os fornecedores.
Por outro lado, se a empresa não tiver muito necessidade de discriminar e for somente um fornecedor, costumo deixar de forma mais sintética afim de facilitar o trabalho.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.