x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.279

como procede o controle da igreja

Andressa

Andressa

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 12:57

vou prestar os meus serviços de contabilidade a uma determinada igreja, porem não sei passar para o cliente como proceder em relação ao controle de dizimos e ofertas. tenho o extrato do banco mas quanto as ofertas internas como procedo?

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 julho 2014 | 22:10

Andressa

Minha sugestão seria que você pedisse um livro caixa (nem precisa ser formal pois já terão o diário, só se eles quiserem) assinado pelos responsáveis, pelo menos com algo assinado dizendo que a movimentação do caixa foi aquela, você já terá base documental para lançar alguma coisa, mas sempre exija o máximo de documentação comprobatória, só por precaução (risos)

Fora isso você também pode tentar amarrar o livro caixa dito acima com as informações do banco, checando se tudo que foi sacado chegou ao caixa, assim como tudo que foi depositado saiu de lá, e quando não, que se saiba para onde foi o dinheiro.


Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Pedro Paulo S. de Assis

Pedro Paulo S. de Assis

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 08:49

Andressa, verifique se o seu cliente já possui algum tipo de controle de entradas.

Tenho duas igrejas em minha carteira uma de porte pequeno e outra de grande porte. As duas utilizam talão de entrada para registrar o valor de dízimos e ofertas recebidos em cada culto.

Nesse talão é colocado a data, o valor das doações (numérico e extenso) e assinatura dos conferentes dessas doações (tesoureiro e algum membro do conselho fiscal que estava presente).

Esses talões não numerados para um melhor controle, onde o gestor poderá controlar a sequencia numérica, se faltou algum talão no período e etc.

Esses talões possui um canhoto, onde uma via fica na igreja e a outro via vem para a contabilidade (com se fossem notas fiscais).

Essa foi a melhor forma que encontrei, pois para cada doação e cada culto teremos uma documentação para ser contabilizada.

Espero ter ajudado...

Pedro Assis
Contador

+55 81 98889-9972 (WhatsApp)
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.