x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.148

Contabilização de garagem de veículos

JOSI

Josi

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 11:12

Bom dia.
Estou com algumas duvidas, já procurei aqui no forum e não as encontro, estou começando a fazer a contabilidade de uma garagem de caminhões, enquadrada no lucro presumido, porem não sei como proceder no caso.
Quando esse veiculo entra eu devo lança-lo no estoque? Tendo em vista não ser ativo imobilizado.
E no caso ele entra por R$ 80.000,00 e é vendido por R$ R$ 82.000,00, a garagem teve somente esses R$ 2.000,00 de lucro eu devo lançar na contabilidade os R$ 80.000, 00 depois a venda pelos 82.000,00, e posteriormente esse lucro de R$ 2.000,00 tendo em vista que o valor tributado para fins de IR é somente o lucro bruto.
Como seriam feitos esses lançamentos?

Alguém poderia me socorrer?

Cláudio Cardoso da Silva

Cláudio Cardoso da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 14:44

Boa Tarde Josi!

- Sim, deve lançar nos estoques (para revenda) caso o ramo de atividades de sua empresa seja o comércio destes veículos.

- Deve contabilizar a aquisição e a venda pelo valor total constante das respectivas notas fiscais.

Na aquisição (R$ 80.000,00):
Debite em: "Compra para Revenda" nos Custos
Credite em: "Fornecedores" no Passivo

Na venda (R$ 82.000,00):
Debite em: "Clientes" no Ativo
Credite em: "Receita de Vendas" nas contas de resultado

- Em relação a tributação, baixe o material constante DESTE TÓPICO. certamente irá auxiliá-la.

JOSI

Josi

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 16:12

Muito obrigada Cláudio foi de grande valia.
Mais uma duvida, quando Debito o cliente, o pagamento é por meio do banco, farei um terceiro lançamento, debitando o banco e creditando a receita?

JOSI

Josi

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 08:26

Bom dia.

Cláudio fazendo os lançamentos da forma como o senhor me orinetou trei um razão para fazer a conferencia e a conta cliente esta zerando. ok.
As contas Compra p/ revenda tem seu saldo devedor igual ao saldo da sua contrapartida a conta fornecedores que tem o seu saldo credor, esse fornecedor não deveria zerar também?
Em relação ao estoque eu não consigo visualizar os caminhões que ainda não foram vendidos, nesse sentido está faltando algum laçamento?
Ah, pretendo começar a fazer um cursinho para entender melhor a contabilidade. Rsrs

Se puder responder ficarei grata.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.