x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.148

Contabilização de garagem de veículos

JOSI

Josi

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 11:12

Bom dia.
Estou com algumas duvidas, já procurei aqui no forum e não as encontro, estou começando a fazer a contabilidade de uma garagem de caminhões, enquadrada no lucro presumido, porem não sei como proceder no caso.
Quando esse veiculo entra eu devo lança-lo no estoque? Tendo em vista não ser ativo imobilizado.
E no caso ele entra por R$ 80.000,00 e é vendido por R$ R$ 82.000,00, a garagem teve somente esses R$ 2.000,00 de lucro eu devo lançar na contabilidade os R$ 80.000, 00 depois a venda pelos 82.000,00, e posteriormente esse lucro de R$ 2.000,00 tendo em vista que o valor tributado para fins de IR é somente o lucro bruto.
Como seriam feitos esses lançamentos?

Alguém poderia me socorrer?

Cláudio Cardoso da Silva

Cláudio Cardoso da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 14:44

Boa Tarde Josi!

- Sim, deve lançar nos estoques (para revenda) caso o ramo de atividades de sua empresa seja o comércio destes veículos.

- Deve contabilizar a aquisição e a venda pelo valor total constante das respectivas notas fiscais.

Na aquisição (R$ 80.000,00):
Debite em: "Compra para Revenda" nos Custos
Credite em: "Fornecedores" no Passivo

Na venda (R$ 82.000,00):
Debite em: "Clientes" no Ativo
Credite em: "Receita de Vendas" nas contas de resultado

- Em relação a tributação, baixe o material constante DESTE TÓPICO. certamente irá auxiliá-la.

JOSI

Josi

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 16:12

Muito obrigada Cláudio foi de grande valia.
Mais uma duvida, quando Debito o cliente, o pagamento é por meio do banco, farei um terceiro lançamento, debitando o banco e creditando a receita?

JOSI

Josi

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 08:26

Bom dia.