x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.039

Despesas de uma empresa pagas por outra

MARCIA REGINA MENSCH

Marcia Regina Mensch

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 19:10

tenho uma empresa simples nacional e outra lucro presumido, acontece o seguinte a do simples nacional tem varios veiculos os quais a empresa de lucro presumido utiliza sendo que as duas empresas não tem ligação nenhuma, a do lucro presumido tambem tem funcionários que trabalham para ela mas que estão registradas na empresa do simples. agora o caixa no balancete da empresa do simples esta muito negativo e o caixa da empresa do lucro presumido esta super alto pois eles não pagam as despesas dos veiculos é a do simples que paga. quais são as alternativas para este caso. me ajudem por favor

Lucas

Lucas

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 09:26

Já me deparei com um caso parecido.
Porém, são empresas interligadas.
Assim, eu lançava como débito de caixa (quando eram pagas por outra empresa).

"Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA" !!! (desconhecido)
Carlos Alvarenga Junior

Carlos Alvarenga Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 09:55

Bom dia Márcia

Tive um caso parecido com um Grupo econômico.

Para resolvermos, fizemos um empréstimo para suprimento de caixa de uma empresa para a outra.

Os documentos necessários foi Nota Promissória reconhecido firma da assinatura em cartório.

A empresa nesse caso do Lucro Presumido, vai fazer um empréstimo para a empresa do Simples Nacional. Basicamente vai tirar de um caixa a verba necessária e passar para o outro.

A documentação que prova a transação, é a sitada acima.

Espero ter ajudado.

Valdeci Alfredo de Sousa

Valdeci Alfredo de Sousa

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 10:33

Bom dia, Márcia
Você afirma que as empresas nao possuem qualquer vinculo societario e mesmo assim a do LP se utiliza da infraestrutura da empresa do SN voce deve procurar uma solução para regularizar isso, no caso dos veiculos tem que existir um contrato de utilizacao dos mesmo mediante pagamento e no caso dos empregados registrados na empresa do SN o pagamento da folha de salarios e os encargos devem ser repassados para a empresa do SN mediante emissão de nota fiscal de locação de mao de obra assim voce regulariza a situação do caixa, mas fica uma outra questão a empresa do SN tem como atividades locação de bens e mao de obra tendo que verificar se essas atividades permitem que a mesma fique enquadrada no SN.

abraco.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.