x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.723

Lucros Acumulados

CARLOS SOUZA

Carlos Souza

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 19:10

Olá, Boa Noite !!!! Meu nome é Carlos e estou fazendo a escrituração de uma empresa Optante pelo Simples Nacional e ocorreu a seguinte situação :

A empresa recebeu determinada quantia através de um dos sócios, porém esse valor o sócio colocou na empresa afim de liquidar alguns empréstimos junto a CEF,a té ai tudo bem pois eu poderia receber essa quantia como um empréstimo deste sócio e lançar no passivo, mas o problema é que esse sócio tomou um empréstimo de seu sogro e repassou para a empresa e não tem documentação desta transação, apenas entrou dinheiro na empresa e o sócio já liquidou esse empréstimo junto ao sogro com recursos próprios, e por fim ficou essa entrada na empresa sem origem, o que fazer ? a Empresa apresenta lucros acumulados; isso ajuda em alguma coisa ? eu pensei em reinvestir os lucros na própria empresa é possível ? se alguém puder ajudar ficaria grato !!!!!!

att,

Carlos

Vinícius Campos Carrijo

Vinícius Campos Carrijo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 00:00

Boa noite Carlos,

O fato do sogro de um dos sócios ter emprestado o dinheiro para colocar na empresa e ele já tenha pago o valor total do empréstimo, desde que não tenha comprometido o seu caixa na Pessoa Física, não tem problema algum. O empréstimo efetuado pelo sócio a empresa, poderá ser amparado por um contrato de mútuo (se a empresa tiver a intenção de devolver o dinheiro ao sócio), se a empresa não dispor de dinheiro para pagamento ao sócio, acredito que poderá transferir posteriormente este valor como aumento de capital, não se esquecendo da devida alteração contratual.

Espero ter colaborado.

Saudações,

Vinícius C. Carrijo

Vinícius Carrijo
Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 07:40

Bom dia, Carlo Souza.

Como o colega disse, não há problema desde que:

1º O sócio tenha caixa em seu IRPF para tal empréstimo, e registre o mesmo em sua declaração. No caso como ele tomou este empréstimo com seu sogro e caso tenha pago em exercício diferente do em tomou o empréstimo deverá registrar na Declaração de IRPF duas situações, sendo:
Dividas e Ônus Reais: Empréstimo tomado do sócio com o sogro; Bens e Direitos: Empréstimo feito pelo sócio a empresa.

2º Na contabilidade da empresa registrar no passivo o empréstimo feito pelo sócio. E futuramente o eventual pagamento ou transferência para Capital da empresa (Como dito, caso seja passado para conta Capital Social deverá ser feita uma alteração contratual).

O fato da empresa ter Lucros Acumulados não ajuda se a empresa não tiver saldo em caixa.

Espero ter ajudado.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.