x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.027

Baixa de Imobilizado

Eder Luiz De Paiva Martins

Eder Luiz de Paiva Martins

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 10 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 21:40

Boa noite a todos.

Tenho duvidas quanto a baixas de imobilizados. Tenho na empresa alguns moldes contabilizados na conta Moldes e Matrizes que são bem antigos, não possuem nenhum aproveitamento e estão jogados no tempo sem uso. Os moldes Ja estão depreciados 100% e gostaria de saber como posso proceder para baixar estes bens? Se caso eu mandar para o ferro velho, como devo proceder? Aproveito também para perguntar quais os tipos de baixas permitidos por lei e as circunstancias a qual posso usar e qual documentação para legalizar fiscal e contabilmente.


agradeço.

Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 09:45

Olá, bom dia.

Se já está certa a leva dos bens para o ferro velho, você pode baixá-los por meio de venda desses bens, há um valor simbólico.

Emita uma NF de saída, com CFOP 5.551 (Operações Internas) e 6.551 (Operações Interestaduais). Valor de venda R$ 1,00, por exemplo. Assim você poderá registrar a venda do bem, e possuirá um documento fiscal para acobertar a baixa tranquilamente.


Caso você ainda permaneça com os bens em seu poder, o que você já deveria ter feito, já que os mesmos não possuem valor para você é registrar a Perda no Valor Recuperável deles, caso haja algum valor residual, visto que eles já não retornarão valor algum para sua empresa, pelo entendido.

A baixa do bem na sua contabilidade só deve ser efetuada, quando efetivamente você se desfazer dos bens. Se eles continuam na empresa, mantenha eles na contabilidade (100% depreciados sem valor residual, ou com o teste de impairment). Ao desfazer dos bens, baixe-os.

Caso alguém tenha alguma outra solução, podem ser sugeridas, mas a meu entendimento, o mais prático seria isso.

Att.

Walter Oliveira.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.