x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.887

Escrituração não realizada

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 19:51

Sâmela Se nunca houve contabilização o ideal é efetuar o balanço de abertura da empresa, de preferencia na data em que o novo escritório começou, levanta todo o Ativo e Passivo da empresa (caixa, Duplicatas a receber, Bancos, estoque etc).
No site tem bastante orientação para se fazer o Balanço de Abertura é somente pesquisar.

Agora se o Problema for na questão fiscal (SPED´s, Declarações, apuração de IR, CS, Pis, Cofins, ICMS, ISSQN etc) a situação é mais complicada e teria que ser feito todo os lançamento fiscais e as apurações dos períodos anteriores.



Sâmela Vidal Vieira

Sâmela Vidal Vieira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico
há 9 anos Sábado | 2 agosto 2014 | 16:21

Muito obrigada Nilton.

Só tenho mais uma dúvida, em relação esta documentação, como a empresa pode se resguardar por não ter essa documentação?

Existe algum respaldo que a empresa se isenta da responsabilidade? Já que ela não sabia que a contabilidade não estava sendo feita.


Desde já agradeço pela atenção.

Att

Sâmela

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 10 outubro 2014 | 21:41

Prezada Sâmela.

Boa noite

Já trabalhei em varias empresas com problemas semelhantes ao seu só que com um detalhe os documentos a empresa tinha guardado e isso facilitava a minha vida. Agora é o seguinte, faça uma força tarefa para contabilizar o retroativo caso tenha as documentações em mãos e torça para que sua empesa não seja visitada por nenhum auditor, pois eles não querem saber se o problema foi do contador que sumiu, eles querem o que pedem ou a empresa será autuada.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.