x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 6.441

Contabilidade de uma Associação

Gabrielle Beluchi

Gabrielle Beluchi

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2014 | 10:08

Bom dia a todos!

Estou fazendo a contabilidade de uma associação de um bairro.

Em novembro de 2012 os moradores se reuniram e cada um colaborou com um valor em dinheiro e foi feita uma ATA.

Em Janeiro de 2013 o responsável pela Associação trouxe para o escritório para que eu fizesse a contabilidade, porém, ele queria que eu implantasse o valor inicial do caixa de acordo com o valor total das colaborações dos moradores até aquela data.

Fiz essa implantação mas, o valor do ATIVO e PASSIVO não batem pois, tenho o valor do caixa que é um ativo e não tenho o passivo. Preciso fazer o fechamento de balanço dessa associação para entregar a declaração. O que eu devo fazer nesse caso? Em qual conta posso por a diferença no passivo?

Obrigada!

Att,
Gabrielle.

Leandro Jose da Fonseca

Leandro Jose da Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2014 | 10:14

Bom dia Gabrielle Beluchi, tudo bem?
Pelo que entendi, não houve movimentação, somente as contribuições para a fundação dessa associação, correto?
Dessa maneira, a contrapartida da conta caixa seria o patrimônio social, da seguinte forma:

D- caixa
C- patrimônio social

Att.

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2014 | 10:17

Bom dia, Gabrielle Beluchi !


A diferença entre o seu Ativo e seu Passivo(da entidade) é a contrapartida (Crédito) da conta chamada Patrimônio Social.

Os lançamentos de implantação:

D: Caixa - Pelo valor das contribuições dos associados .... 2.500,00

D: Móveis e Utensilios (sempre existe,pelo menos uma mesinha e algumas cadeiras)........................................................... 2.500,00
----------------------------------------------------------------------------
C= Patrimônio Social Liquido ................................................... 5.000,00

Fiz o exemplo acima,para que você entenda facilmente.


Espero ter ajudado

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 13:04

olá, contabiliza-se

> pela constituiçao da entidade:


data: xx/xx/20xx
d- caixa (aivo circulante)
c- receita de mensalidades (resultado)
vlr ref n/recebimento n/data de mensalidades...
$$$

> registro dos gastos de constituição da entidade:

data: xx/xx/20xx
d- despesas c/ cartórios e tabelionatos
d- despesas c/ honorários advocatícios
d- despesas c/ honorários contábeis
d- despesas c/ honorários da diretoria
d- despesas c/ alvará de localização
d- despesas c/ taxas e emolumentos
d- despesas c/ aluguéis e condomínios (da sede da associação)
d- despesas c/ comunicação (telefones fixo e celular, internet)
d - despesas c/ sindicato patronal
d - despesas diversas
c- caixa\banco
vlr ref n/ pagamentos...
$$$

> pelo encerramento do exercício elabora-se a "demonstração do superávit ou déficit"

> transfere-se o superávit ou déficit p/ o patrimônio social da entidade, então elabora-se o "balanço patrimonial" e a "demonstração do fluxo de caixa" e as notas explicativas;

> as demonstrações contábeis devem ser submetidas a diretoria p/ aprovação.

sugiro consultar o "manual de procedimentos contábeis p/ as fundações e entidades de interesse social" que encontra-se disponível p/ download no site do conselho federal de contabilidade.

boa tarde a todos!



Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 13:17

Natalia

Associações de bairro enquadram-se nas entidades do terceiro setor, que não tem finalidade de lucros. Possuem características próprias e a contabilidade deve ser a mais transparente possível, pois é necessário a constante prestação de contas para os associados, contribuintes, financiadores sociais, etc. Dê uma olhada na ITG 2002 que regulamenta as entidades sem fins lucrativos. https://www.cfc.org.br/uparq/ITG%202002%20audiencia.doc

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.