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Duplicatas a Pagar - 'Encontro de contas'

Jonas Franco Biscari

Jonas Franco Biscari

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 9 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2014 | 16:38

Boa tarde.

Tenho uma dúvida de uma situação que estamos enfrentando aqui na empresa e gostaría de saber se podem nos ajudar.

Suponha o seguinte:
A empresa A possui em contas a pagar = R$ 20.000.000 p/ empresa B;
A empresa B possui em contas a pagar = R$ 16.000.000 p/ empresa A;

No banco, as duas empresas possuem de caixa sempre menos de 500.000.


Haveria uma forma de baixar / liquidar / zerar essas duplicatas, numa espécie de desconto / encontro de contas... de forma a ficar apenas o saldo de R$ 4.000.000. Caso contrario, seria necessário movimentar de fato pelo banco um volume alto, e em varias transações, tarifas, etc.
Alguma ressalva sobre esse assunto? Implicaria alguma coisa junto à Receita Federal?

Obrigado desde já.

Att,
Jonas

ELAINE SANTOS

Elaine Santos

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 08:54

Bom dia Jonas,

Na empresa aqui há uns casos assim, você antes de tudo precisa fazer um acordo dos valores onde as duas empresas concordem e assinem o mesmo e a contabilização terá que ser igual em ambas e depois na contabilização vc faz o seguinte:

Empresa A e B
D- Fornecedores ou contas a pagar
C- Clientes - 16.000,00
E anexe todo os documentos com o acordo assinado e arquive com os documentos contábeis.
Lembrete: Neste acordo com papel Timbrado de uma das empresas e cite que é compensação Fornecedores X Clientes e mencione detalhadamente o encontro de contas com os respectivos valores, nº de duplicatas etc... e mencione no final a data deste acordo e os responsáveis pelas empresas(sócios/diretores, CPF) e pegue as assinaturas.

Espero ter lhe ajudado,
Abs,
Elaine

Hércules Augusto

Hércules Augusto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 09:18

Bom dia Jonas,

Normalmente, caso a empresa tenha no ACD (caixa ou banco) o valor, faço o recibo para comprovação de pagamento da empresa B para A, o mesmo faço da empresa A para a empresa B, pois trata-se de pagamento de dívida, o que levaria à movimentação das contas Caixa e ou B/C/M. Com este procedimento, a empresa B estará com suas constas a pagar liquidadas e a diferença continuará informada no AC (direitos ou créditos) e, consequentemente, a empresa A continuará com uma dívida de $4.000,00 para com a empresa B.
Mesmo com o pagamento realizado através de cheque, faço também o recibo e informo o nº do cheque e data, para que se tenha a ciência do fato por escrito.

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