x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.515

Baixa de 'componente' de ativo (venda como sucata)

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 17:12

Prezados, boa tarde.
Após pesquisar tanto no fórum como em outros locais, não obtive resposta que soluciona-se o problema que irei expor e por este motivo vim até os colegas para adquirir orientação e assim poder soluciona-lo.

No ativo imobilizado há um caminhão contabilizado. Este caminhão sofreu um acidente, tendo sua cabina totalmente destruída, tendo assim a necessidade de substitui-la. A cabina destruída foi vendida como sucata por R$ 4.000,00. Gostaria de saber a respeito da baixa (caso haja) e contabilização desta, digamos, 'parcela' (cabina destruída e vendida como sucata) do ativo (caminhão) contabilizado.

Desde já, agradeço pela colaboração dos colegas.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 17:18

Boa tarde,

Essa cabine foi vendida á vista ou prazo? Se foi á vista, como foi seu recebimento?

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 18:06

Boa tarde Diangelis Brandt.

Foi a vista, transferência bancária.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 18:39

Neste caso, torna-se muito mais díficil resolver...

Geralmente quando damos baixa em um ativo imobilizado, essa baixa é comum vermos pelo valor total, mas... como foi apenas a cabine, deveria se ter um laudo da montadora.
Neste laudo, deve constar quanto que seria a perda no caso se fosse de um veículo 0Km, para se fazer então a proporção da baixa do veículo, da baixa da depreciação acumulada. Com isso, você chegaria no valor do custo dessa baixa para então verificar a perda ou ganho na alienação (no caso de ganho, aplicar a alíquota devida do IR).

Além disso, deve haver também um laudo técnico para que seja incorporado tal valor a título de substituição de cabine.

Espero que alguém dê alguma sugestão, pois no meu caso eu calcularia o IR integral sobre o valor da venda e assumiria a substituição da cabine como despesa (pois não se sabe quanto tempo sai um laudo desse gênero). Penso que é melhor ser pró-fisco e depois ter a possibilidade de recuperar esse valor pago a maior na Receita.

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 19:57

Muito boa sua explanação Diangelis.
Porém eu não disponha de todos esses insumos para poder basear minha contabilização.
Caso você ou outro colega dispunha de algum método mais 'simples', porém também de maneira correta, conforme a sua, eu agradeceria.
De qualquer maneira, muito obrigado por compartilhar comigo seu conhecimento.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.