x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 3.189

imobilizado 100% depreciado

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 08:18

Bom dia, Carlos Deivis S. Santos !

Existe aqui no Forum a resposta muito bem detalhada feita pelo Sr.Saulo Heusi.(Link abaixo)


https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/17236/depreciacao/

Leia-o com bastante atenção e bom trabalho!

Quanto à sua dúvida,Bens totalmente depreciados continuarão a fazer parte dos Bens Imobilizados,só que não mais serão depreciados,obviamente.Caso você tenha um programa que faça o cálculo das depreciações,deve excluir o bem do cálculo ou dependendo do recursos disponíveis nesse software,parametrizá-lo de modo que,ele não seja incluído nos cálculos das Depreciações Acumuladas futuras.

Saudações Cordiais

Carlos Deivis S. Santos

Carlos Deivis S. Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 10:30

O bem é um automóvel.

João, nesse tópico o Saulo Heusi usa como exemplo um automóvel totalmente depreciado mas vendido. No caso que eu tenho, o automóvel continua na empresa. Se funciona e está sendo usado ainda eu não sei. Se essa questão for relevante posso perguntar.

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 11:03

Carlos,


Sua dúvida está respondida no segundo parágrafo do meu post.

Ou seja,o automóvel vai ficar fazendo parte do Imobilizado da empresa,só que não vai ser mais depreciado contabilmente falando.

Só vai ser baixado do Imobilizado quando for vendido ou no caso dele um dia não ter mais condições de uso.No caso de não ter mais condições de uso,será dada a baixa por obsolescência(conta de resultado despesas) e baixada também a Depreciação Acumulada correspondente a esse veículo.No caso de venda,serão os lançamentos apontados pelo Sr.Heusi.

Rogério Tadeu

Rogério Tadeu

Bronze DIVISÃO 4, Diretor(a) Adm. Financeiro
há 10 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 18:15


Necessariamente nada precisa ser feito, até por que esse ativo mesmo estando 100% depreciado, ainda contribui com as receitas da empresa.

O importante e manter a classificação desse ativo em sua contabilidade, pois futuramente esse item pode sofrer a implementação do custo atribuído e assim passará a depreciar uma nova vida útil que a empresa contratada para executar o serviço irá atribuir.

Também logo depois, o mesmo poderá sofre imparment ano a ano que contribuíra para para ajuste dos valores reais deste ativo!

Temos neste caso orientação do CPC 27 e CPC 01.

Abraço!

Rogério Tadeu

Paulo César Lopes

Paulo César Lopes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 18:32

Boa tarde, alguém poderia me responder a questão abaixo :

Questão 09 - Saldos das Contas da Fabrica de Vassoura Bruxinha, retirados do livro Razão de 31 de dezembro de 2013:
- Estoque Inicial = 30.000,00
- Compras de Mercadorias = 18.000,00
- Vendas de Mercadorias = 50.000,00
O Estoque Final, constatado através de contagem física (inventário) em 31/12/2013 é R$ 7.000,00
Pede-se:
Calcular o Custo da Mercadoria Vendida e o Resultado da Conta Mercadoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.