x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 31.855

Variação Cambial Ativa e Passiva

Benedito José Justiniano

Benedito José Justiniano

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Controladoria
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 09:47

Bom dia a todos,

Pessoal, a variação cambial ativa (resultado) deverá ser contabilizada as variações cambiais do meu ativo (intercompany) e a variação cambial passiva as variações cambiais do passivo (empréstimos/intercompany)?

Att,

Benedito Justiniano

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 11:12

oi, ambas as contas ficam no resultado,

370 encargos financeiros líquidos
370.01 despesas financeiras
370.01.009 variação cambial passiva

370.02 receitas financeiras
370.02.009 variação cambial ativa

bom dia!

Benedito José Justiniano

Benedito José Justiniano

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Controladoria
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 11:28

Telmo,

Obrigado pela resposta, mas acho que não me expressei bem na pergunta. Toda a variação do meu ativo será contabilizada em variação cambial ativa e todas as variações do meu passivo será em variação cambial passiva?

Ou a conta de variação cambial ativa será para registrar "apenas os ganhos" e a variação cambial passiva " para registrar "apenas as despesas"?

Att.

Benedito Justiniano

Rafael Sato

Rafael Sato

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 14:41

Benedito José Justiniano, boa tarde!

Justamente, a conta de variação cambial ativa receberá os ganhos provenientes das variações de câmbio e a passiva, as perdas.

Nunca generalize, pois um passivo pode gerar uma variação cambial ativa se a taxa em algum momento for menor que a histórica, e um ativo pode gerar uma passiva, se a taxa for menor que a histórica.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.