x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.846

Melhoramento de Ativo

Monica Reis

Monica Reis

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 11:47

Bom dia, Senhores!!!

Temos um ativo que fabricamos aqui na empresa e foi ativado no ano passado.
Hoje a empresa começou a adicionar algumas funcões neste equipamento, ou seja, algumas melhorias.

Estas melhorias seria consumo para a minha ferramenta ou posso adicionar estes valores no meu ativo? Posso depreciar estas melhorias?

Muito Obrigada!!!

Carlos Deivis S. Santos

Carlos Deivis S. Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 14:14

Boa tarde, Carla!

O custo das melhorias que aumentem a vida útil e/ou a produtividade de um imobilizado deve ser acrecido no valor do bem. Caso contrario são contabilizados como despesa do período. A depreciação continua sendo feita da mesma forma que antes, porém com atualizado.

Espero ter ajudado.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 14:19

Boa tarde Carla,

Não foi mencionado que tipo de ativo, mas de qualquer forma, vamos à um exemplo prático; um equipamento ou máquina que são adicionadas peças que não existiam ou peças que irão aumentar a vida útil deve ser ativado, mas se estas peças serão consumidas em até um ano e deverão ser repostas, então a classificação deve ser como Material de Consumo.

Veja abaixo um link referente Ativo Imobilizado, CPC 27:
clique aqui

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.