x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 17.638

Contabilização de distribuidora de gas

fellipe tavares

Fellipe Tavares

Prata DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 16:37

Boa tarde,

Estou com duvida sobre como deve ser feito a contabilização de uma empresa que comercializa gás GLP. A empresa compra os botijões e junto também o gás. Eu contabilizo o gás no estoque e os botijões no ativo imobilizado? Uma vez que quando um cliente compra o gás ele troca o botijão.
Att,
Fellipe Tavares.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Sábado | 9 agosto 2014 | 12:28

oi, botijão funciona como uma embalagem da mercadoria (gás) comercializada, logo, o botijão, também faz parte do estoque; talvez seja necessário separar, no estoque, os botijões cheios dos botijões vazios:

1 - ativo
101 - ativo circulante
...
10102 - estoques
1010201 - de gás
101020101 - botijões cheios
Oculto - liquigás
Oculto - ultra gás
...
101020102 - botijões vazios
...

boa tarde!

fellipe tavares

Fellipe Tavares

Prata DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 9 anos Sábado | 9 agosto 2014 | 14:48

Obrigado, Telmo, pela resposta.
Mas, esclarecendo outra duvida minha: Quando se efetua venda de um gás, o cliente "troca" de botijão com o comerciante. No caso, o cliente so paga pelo gás. Neste caso, eu aumento o estoque de botijões vazios? Nao sei se fui muito claro na minha pergunta.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Sábado | 9 agosto 2014 | 19:01

oi, sim vc está certo! vende-se ao cliente somente o gás; nesta troca o teu estoque de botijões vazios aumenta; depois esses botijões vazios são trocados no fornecedor por botijões cheios; vai acontecer de vc ter cliente que não tem botijão vazio p/ trocar contigo, então, nesse caso vc vai vender p/ele o botijão mais o gás.

boa noite!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.