x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.515

Baixa estoque na utilização de mercadoria para utilização em

Wilson Humberto Silveira

Wilson Humberto Silveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 18 agosto 2014 | 10:59

Bom dia,

Irei começar a contabilidade de uma empresa no ramo de Salão de beleza que tem atividade de comercio e serviços.

Gostaria de saber como é o procedimento quando as entradas e saídas das mercadorias, uma vez que parte destas mercadorias serão utilizadas na prestação de serviços.

Minha dúvida quanto as entradas , seria a questão do estoque, posso criar um único estoque para as mercadorias que serão utilizadas para revenda e material que será utilizado nos serviços, uma vez que estão na mesma nota de entrada?

E na baixa deste estoque, gostaria de saber como proceder quanto a baixa dos materiais utilizados nos serviços, uma vez que fazem parte do mesmo estoque.

Fico no aguardo e agradeço desde já.

Luiz Filipe Melo

Luiz Filipe Melo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 18 agosto 2014 | 14:13

Wilson,

Na entrada será contabilizado todos no mesmo estoque.

No uso do material, como proceder:

1. Será emitida um nf de saída com o cfop 5949, será tributada normalmente pelo valor normal de venda (consumo/uso) da mercadoria, terá uma saída NFe; e seu destinatário será a própria empresa. Mesmo isso sendo incoerente, o resultado estará correto ao final. Continuando; nesta nota, a Natureza da Operação deverá ter a expressão "Baixa de Mercadoria p/ Uso e Consumo", e nas informações complementares da nota sugiro que tenha uma observação sobre o destino da mercadoria como por exemplo "Uso para serviço XXX". Com isso operacionalmente iremos cruzar as informações e gerar uma prova contábil, caso algum dia precisar. Neste ponto a saída da mercadoria, o seu uso e a conferencia do estoque e LMC, estarão acobertados e corrigidos.

2. Ao fazer isso, teremos 4 situações contábeis: a) baixa de estoque; b) receita de caixa; c) entrada estoque; d) despesa de caixa. A baixa de estoque e a receita de caixa já está relatada acima, e não há como fugir disso. Em virtude de nos darmos uma saída para o mesmo destinatário "Empresa", iremos gerar uma entrada fiscal eletrônica no controle da SEFAZ; isso nos obriga a informar no Livro de Registro de Entradas contábil. Com isso estamos com a mercadoria entrando na empresa novamente pelo mesmo valor que saiu (Anulando a Apuração Caixa), desta forma podemos destinar essa mercadoria para o seu correto lugar: "Despesa de Uso/Consumo".

'' É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.''
Epíteto.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.