Jussara
Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidaderespostas 3
acessos 1.578
Jussara
Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar ContabilidadePedro Paulo S. de Assis
Prata DIVISÃO 3, Contador(a) Jussara, se é que eu entendi a sua pergunta...
O valor a crédito indica a sua obrigação. Portanto, se você contabiliza a folha de determinado mês, por exemplo, o saldo a Crédito deve "bater" com o total de guias que você tem a pagar. Se a empresa que você está contabilizando mantem as obrigações a pagar " em dias" o saldo desta conta deve ser igual ao do mês corrente.
Se a sua dúvida não foi essa, por favor, reformule a pergunta para que eu possa entender...
Espero ter ajudado!
João Barbosa dos Santos
Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade Bom dia, Jussara !
Vou responder com muita simplicidade a sua questão.
O saldo remanescente (saldo de um mês atual para o próximo mês)das contas das obrigações contabilizadas pelo regime de competência,caso os recolhimentos dos meses anteriores tenham sido feitos nas suas respectivas datas de vencimento ou até o mês deste saldo remanescente(que você chama de atual),se contabilizados corretamente (Folha de Pagamento, no caso que você citou),serão os valores do INSS A Pagar e o FGTS a Pagar no mês seguinte,no dia previsto para os seus vencimentos(data para pagamento das duas Obrigações Sociais).
Espero ter dirimido sua dúvida
bom trabalho
Ana Paula dos Santos
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a) Olá Jussara,
Tentarei explicar de uma forma bem simples a sua questão.
Durante o mês que você vai lançando as provisões no passivo circulante, essas informações no final do mês será o valor que você terá a pagar. Como você citou o INSS como exemplo, se suas provisões do final do mês der 1000, isso significa que a guia paga deverá ser de 1000, caso a guia seja de outro valor, ou a sua contabilidade está errada ou a apuração feita pelo sistema de RH está errado.
Lançamentos contábeis:
Provisão:
d- INSS (despesas)
c- INSS a recolher (passivo circulante)
Pagamento:
d- INSS a recolher (passivo circulante)
c- Caixa ou B/C/M
Espero que tenho lhe tirado a duvida.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.