x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 9.297

Contabilizar um divida que não vai ser paga

Junior Mattos

Junior Mattos

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 11:09

Bom dia Prezados,

Faço a contabilidade de um grupo que tem uma empresa de importação e venda de equipamentos hospitalar.
Essa empresa vende alguns equipamentos para um hospital do grupo, como vocês ja podem imaginar o hospital não paga.

Minha duvida é o seguinte: Na empresa que vende, contabilizo esse valor vendido já como perda de devedores, pois é um valor que a empresa jamais vai receber? (evitando que a conta clientes fique com um saldo absurdo)
Gostaria de saber também como proceder na contabilização do Hospital, pois fica um saldo no passivo que só cresce.
Teria alguma forma legal de quitar esse valor que esta no passivo do hospital?



Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 14:27

Junior

Da mesma maneira que você usa a conta de perdas para dar baixa em clientes, você pode e deve utilizar a conta de Ganhos no caso de fornecedores, pois poderia ter problemas em caso de um eventual cruzamento de informações por parte do fisco.


E até aconselho que no futuro passe a usar uma conta transitória de Transferencia entre empresas do grupo, assim, quando você consolidar as demonstrações, a conta Transferencia entre empresas do grupo teria saldo zero(debitos da importadora seria igual aos creditos do hospital) e esse valor não entraria para tributação, nem aumentando e nem diminuindo seu lucro em caso de Lucro Real.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Junior Mattos

Junior Mattos

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 15:27

boa tarde rodrigo,

As empresas são do mesmo grupo mas são independentes, a importadora emite nota para essas vendas do hospital, ao meu ver gera uma relação de cliente x fornecedor entre as duas, porem por fazer parte do mesmo grupo o hospital não quita suas dividas com a importadora. Oque eu queria saber mesmo é se existe algum meio legal para dar baixa nesse saldo de fornecedor no passivo do hospital.

att,

gustavo souza franco

Gustavo Souza Franco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 15:53

Boa tarde júnior,
a questão de serem do mesmo grupo não dá o direito ao hospital de não pagar as dívidas,
eu no seu caso contabilizaria como Provisão Para Devedores Duvidosos e lançaria como perda, para evitar transtornos com o fisco.

Att!!!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.