x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.017

"C/C Transitória, entre Matriz e Filiais"

TAMIRIS SILVA

Tamiris Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 14:47

Boa Tarde Pessoal,

Estou começando a trabalhar agora com matriz e filiais e, desconhecia essa modalidade descrita por nossos colegas neste tópico trancado:
www.contabeis.com.br

Daí ficou minha duvida:
- A terminologia "C/C Transitória, entre Matriz e Filiais", utilizada para registrar as transações entre ambas pode ser classificada no Grupo de Resultados para que ao termino do fechamento, essas contas sejam "zerradas"?

Pois como ocorre na discussão do tópico, ocorre o fato na minha empresa, só que ao contrário, a matriz paga as despesas da filiall pelo seu banco.

Fico agradecida,

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 12:42

oi, para fazer os lançamentos contábeis da transferência de recursos entre matriz e filial(ais) é necessário que a matriz e filial(ais) utilizem o mesmo plano de contas, pois ao término de cada exercício, faz-se a consolidação das demonstrações contábeis; neste caso torna-se desnecessário ter uma conta auxiliar, pois o(s) lançamento(s) é simplesmente

debite - banco c/c. filial (ac)
credite- banco c/c. matriz (ac)
$$$

boa noite!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.