x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 8.319

Cálculo do CMV no encerramento do exercício

Cristina D.

Cristina D.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 15:27

Pessoal, preciso de ajuda...

Eu nunca fechei um balanço antes, e preciso fazer agora, porém estou com dúvidas quanto ao estoque. ..

A pessoa que realizava os lançamentos referentes ao exercício anterior, o qual eu estou fechando, lançava todas as notas de entrada de mercadoria na conta de custos no resultado, contra o caixa, pagamento a vista. Porém, a conta de estoque de mercadorias no meu ativo está sem movimento no ano inteiro, o saldo inicial e final é o mesmo.

Eu deveria transferir esse saldo que está no custo, para a conta de estoque e em seguida calcular corretamente o custo e lançar novamente?
Não estou entendendo os lançamentos que já estão feitos... Tenho custo de mercadorias, receita com vendas, mas não tenho nenhuma movimentação no meu estoque... como corrijo esses lançamentos?!

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 15:36

Boa tarde,

Qual o regime de tributação desta empresa? As declarações inerentes ao regime de tributação desta já foram transmitidas?

Precisamos compreender a real situação desta empresa para adotarmos os procedimentos necessários.

Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Luiz Filipe Melo

Luiz Filipe Melo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 15:39

Diélin,
Essa empresa não tem um livro de registro de inventário? se não você terá que fazer esse levantamento.

'' É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.''
Epíteto.


Cristina D.

Cristina D.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 15:44

Diangelis, a empresa é do Simples Nacional.

Luiz, verifiquei no registro de inventário da empresa no sistema e não há nenhum valor, não tenho muito conhecimento, mas acho que como no exercício não foi dada nenhuma entrada no estoque, não havia nenhum controle do inventário, o que complica pra mim, pois não sei de onde vou tirar as informações.

Entendo que deveria haver esse controle de inventário, mas não tenho contato com a antiga funcionária que fazia esses lançamentos, não consigo saber qual o método ela estava usando e essas são as únicas ferramentas que eu tenho... Estou perdida e não sei como proceder...

Luiz Filipe Melo

Luiz Filipe Melo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 15:50

Através das notas de Compra(Entrada) e Venda(Saída) e valor do estoque atual você poderá fazer esse levantamento e fazer a apuração correta do CMV, Independente do regime de sua empresa ela estar obrigada a fazer a escrituração do registro de inventário, Empresas (optantes pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional) escrituram o livro no final de cada ano calendário RIR/1999.

'' É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.''
Epíteto.


GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 15:55

Boa tarde Diélin,

Fique atenta com as regras do Fórum, antes de abrir um tópico procure pesquisar pois já existem muitos tópicos com assuntos já explicados, e além disso você postou duas vezes a mesma pergunta no Fórum, onde eu já respondi indicando o tópico abaixo.

Vamos excluir o outro tópico, leia com atenção o tópico que indiquei que vai encontrar a resposta.

Sua resposta já está no tópico abaixo:
clique aqui

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 16:29

Diélin,

Eu fiz a pergunta a ti pois trabalho com fechamento contábil e transmissão de declarações relacionadas ao setor contábil. E a minha preocupação foi saber a tributação, para trabalharmos passo a passo...

Realmente eu não quis antecipar, mas o nosso colega Gilberto já deixou o link disponível acerca dos lançamentos e o colega Luis Filipe já esclareceu sobre o Inventário.

Retificar os exercícios são possíveis, a questão que quero abordar antes disso tudo que já postaram é:
- Houve a transmissão da declaração DEFIS dessa empresa? (por isso perguntei sobre o regime!)

Pois se não houve, a empresa incorrerá em multa.

Fico a disposição pra ajudar.
Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Cristina D.

Cristina D.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 17:00

Diangelis, desculpe não lhe responder, mas não tenho conhecimento se essa declaração foi transmitida.

Eu li atentamente as respostas dos colegas e o tópico que o Gilberto indicou, porém ainda não ficou claro. Eu deveria usar alguma fórmula para encontrar o estoque final? Vou mostrar com valores meu caso:

Balanço 01/01/13 - 31/12/13

ESTOQUES (AC)
Mercadorias para revenda
Saldo anterior > R$ 27.482,75
Débito > R$ 0,00
Crédito > R$ 0,00
Saldo Atual > R$ 27.482,75


CMV (R)
Estoque inicial
Saldo anterior > R$ 0,00
Débito > R$ 0,00
Crédito > R$ 0,00
Saldo atual > R$ 0,00

Compra a vista
Saldo anterior > R$ 0,00
Débito > R$ 41.261,27
Crédito > R$ 0,00
Saldo atual > R$ 41.261,27

(-) Estoque final
Saldo anterior > R$ 0,00
Débito > R$ 0,00
Crédito > R$ 0,00
Saldo atual > R$ 0,00


VENDAS MERCADORIAS (R)
Venda de mercadorias
Saldo anterior > R$ 0,00
Débito > R$ 0,00
Crédito > R$ 78.920,50
Saldo atual > R$ 78.920,50


OBS.:
- Não tem registro de inventário.
- Todas as entradas de mercadorias foram lançadas no CMV como Compra.

Total das notas de entrada = 41.261,27
Total das notas de saída - 78.920,50

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 17:34

Boa tarde Diélin,

O Estoque Final não é calculado, é simplesmente feito o lançamento contábil do estoque inicial e final.

Os estoques são levantados pela empresa no final de um período dependendo do enquadramento fiscal, podendo ser mensal, trimestral, semestral ou anual.
O que é levantamento de estoque? É a contagem física das mescadorias existentes no fechamento do período.
Se você está encerrando um balanço, o saldo de estoque que tem no Ativo Circulante é o Estoque Final do ano anterior, que será o Estoque Inicial do ano corrente.
Com isso a empresa levanta o estoque final existente em 31/12/2013 que será lançado no Livro de Inventário.
Assim você terá os dois estoques e fará os lançamentos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 17:39

Boa tarde,

Antes de você efetuar os lançamentos, procure saber se foi feita a DEFIS 2014 e se a empresa possui débitos no Simples Nacional.

Para isso, consulte junto ao cliente o CPF do responsável e o Código de Acesso da empresa no Simples Nacional.

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Cristina D.

Cristina D.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 17:46

Não houve a contagem física desse estoque, infelizmente, tem empresas que não gostam de facilitar nosso trabalho.

Meu saldo de estoque em 31/12/2012 foi de 27.482,75
Meu saldo de estoque em 31/12/2013 continua em 27.482,75
Não vejo como isso é possível, mas enfim, usarei o mesmo saldo de estoque no exercício corrente, conforme sua explicação.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 18:01

Diélen, verifique com o responsável pela Escrituração Fiscal dos Livros de Entrada, Saída, Livro de Aputação do ICMS(se não for SIMPLES) e Livro de Inventário, pois é obrigação a escrituração destes livros.

Leve esta situação para o Contador da empresa para que ele possa tomar as providências e te direcionar sobre as providências.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Cristina D.

Cristina D.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 18:13

Gilberto, o contador tem conhecimento de que não há inventário, ele mesmo me informou que não havia e ele quem me orientou a "descobrir" como são feitos os lançamentos para correção deste estoque. Por isso a minha preocupação... Não tenho ninguém pra me dizer o que é o correto a ser feito...

Obrigada pelas tentativas em ajudar!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.