Jefferson Rodrigues
Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Boa noite.
Estou com dúvidas relacionadas a correta contabilização de um processo de sinistro de mercadorias com destino a Zona Franca de Manaus.Segue alguns fatos:
-Mercadorias foram saqueadas após o acidente, ou seja, o seguro ressarciu o valor total da minuta de transporte;
-As mercadorias tinham destino de produção, para posterior venda, e gozam dos incentivos fiscais;
-Existiam mercadorias de vários fornecedores diferentes, dos quais iriamos montar um produto para posterior venda;
-Os fornecedores pagaram os impostos (ICMS, IPI ,PIS, COFINS + multa/juros), devido ao não internamento das NFs e perda do incentivo;
-Os fornecedores emitiram notas fiscais/notas de débito para cobrar o valor dos tributos pago, iremos pagar e posteriormente o seguro também irá cobrir esta despesa.
Estou um pouco confuso com os lançamentos contábeis que tenho que fazer, alguém pode ajudar ou já passou por algo parecido?
Obrigado!