x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 1.021

Contabilização sinistro - Destino Zona Franca de Manaus

Jefferson Rodrigues

Jefferson Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 20:39

Boa noite.

Estou com dúvidas relacionadas a correta contabilização de um processo de sinistro de mercadorias com destino a Zona Franca de Manaus.Segue alguns fatos:

-Mercadorias foram saqueadas após o acidente, ou seja, o seguro ressarciu o valor total da minuta de transporte;
-As mercadorias tinham destino de produção, para posterior venda, e gozam dos incentivos fiscais;
-Existiam mercadorias de vários fornecedores diferentes, dos quais iriamos montar um produto para posterior venda;
-Os fornecedores pagaram os impostos (ICMS, IPI ,PIS, COFINS + multa/juros), devido ao não internamento das NFs e perda do incentivo;
-Os fornecedores emitiram notas fiscais/notas de débito para cobrar o valor dos tributos pago, iremos pagar e posteriormente o seguro também irá cobrir esta despesa.

Estou um pouco confuso com os lançamentos contábeis que tenho que fazer, alguém pode ajudar ou já passou por algo parecido?

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.