x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 895

Ajustes da conta Lucros Acumulados

ADRIANO NECO

Adriano Neco

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 10:23

Bom dia, estou com uma dúvida, fiz um balanço de abertura de uma empresa que não vinha fazendo a contabilidade, quando conclui o balanço de abertura, vi que a conta de lucros acumulados tinha ficado com uma saldo muito alto para o porte da empresa, eu gostaria de saber se tem como fazer algum lançamento, e como seria esse lançamento (debito a credito de qual conta) para que eu posar diminuir este valor. Desde já agradeço pela atenção, de quem poder me ajudar.

Hércules Augusto

Hércules Augusto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 12:10

Bom dia Adriano,

Para esta situação, desde que haja "disponibilidades" em seu balanço, a possibilidade simples, mas demorada, seria passar a realizar, mensalmente, a distribuição de lucros aos sócios, assim, posteriormente na DIRPF, teriam rendimentos isentos.
Outra possibilidade seria, como trata-se de um balanço de abertura cuja empresa já vinha desempenhando sua atividade sem a devida contabilização dos fatos, os saldos das contas foram distribuídos, provavelmente, de forma a zerar o ativo e o passivo; assim sendo, você poderia realizar a melhor distribuição do saldo da conta lucros acumulados em contas de reservas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.