x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.539

Contabilização de doação de terreno

Anderson Martins de Melo

Anderson Martins de Melo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2014 | 10:52

Bom dia, amigos

Gostaria de saber como efetuar a escrituração contábil de um terreno doado pela prefeitura à empresa (lucro real) para instalações industriais, pelas minhas pesquisas verifiquei que a contrapartida do imobilizado é no patrimônio líquido, está correto? Se sim qual a hierarquia correta da conta analítica no grupo do Patrimônio Líquido? caso contrário como devo lançar? Se for contra conta de resultado, esta doação é tributável pelo PIS, COFINS, IRPJ e CSLL (sei que esta sala não é de tributos, mas se alguém puder me direcionar caso a resposta se enquadre nesta hipótese, seria grato)?

Se possível indicar a NBC ou CPC condizente ao assunto.

“Certa vez, foi solicitado a Albert Einstein que dissesse qual era a definição de luz. O que é a luz? Einstein, então, em um de seus famosos momentos de inspiração, respondeu: - A luz é a sombra de Deus...”
Gilberto Garcia de alcantara

Gilberto Garcia de Alcantara

Iniciante DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 24 outubro 2014 | 09:53

Bom dia,
Por favor alguém poderia me ajudar sobre esses assunto: Um empresa de incorporação imobiliária do regime de apuração de impostos lucro presumido, fez um doação de um terreno para prefeitura, terreno este que teve um custo de R$ 4.500,00, a escritura de doação foi lavrada no valor de R$ 30.000,00.
Pergunta: Como faço estes lançamentos na contabilidade?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.