x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 9.094

Demonstração de Fluxo de Caixa - DFC

ALESSANDRO DE SOUZA RICO

Alessandro de Souza Rico

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2014 | 14:52

Boa tarde
Caros colegas

Estou precisando de uma ajuda na montagem de uma demonstração de fluxo de caixa - DFC tanto pelo método direto e indireto.

Eu já tenho o modelo de planilhas, porém não sei se uso as ferramentas como a DRE ou o Balanço Patrimonial e como eu faço para depois de monta-las como comparo ou sei se realmente os resultados da DFC estão certo?
Faço alguma comparação com a DRE ou Balanço Patrimonial para ver se ficou certo ??

Grato

Alessandro

Fernando A.

Fernando A.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2014 | 17:30

Boa tarde Alessandro,


A principal divergência entre os dois métodos abordados são somente no fluxo da atividade operacional.

• O método direto, na atividade operacional, relata todas as movimentações de recebimento e pagamento diretamente do caixa e seu equivalente, ou seja, torna transparente o "passo a passo" da origem do recurso e a aplicação do mesmo.

• O método Indireto não relata as movimentações do caixa e seus equivalentes; mas, deve demonstrar a mesma importância de fluxo de caixa. O método indireto faz a conciliação entre o lucro liquido e o caixa gerado pelas operações, ou seja, parte do lucro liquido do exercício, seguindo regime de competência fazendo comparativos entre as contas contábeis...

IMPORTANTE: Ao preencher as ATIVIDADES OPERACIONAIS, método indireto seguir a seguinte lógica:

CONTAS..........AUMENTA..........DIMINUI

Ativo..........Reduzir na DFC..........Aumentar na DFC

Passivo..........Aumentar na DFC..........Reduzir na DFC

A disposição...

Atenciosamente,
Fernando Antonio.




ALESSANDRO DE SOUZA RICO

Alessandro de Souza Rico

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2014 | 17:40

Boa tarde, Fernando Antonio, agradeço muito a sua gentileza, Deus lhes pague.
Só uma dúvida no metodo direto, estou com duvidas no preenchimento na parte que fala de : Fluxo de Caixa das atividades de financiamento na qual tem os itêns:

Recebimento de empréstimos................................................ ano ano
Outros Recebimentos por financiamentos...........................
Pagamentos de empréstimos.................................................
Pagamentos de arrendamento mercantil...........................
(=) Caixa Liquido consumido pelas atividades de financimento..................

E também esta parte não se vizualiza na DRE né? daí para se chegar a uma conclusão do superavit ou deficit da DRE como faço para conciliar??

Grato

Alessandro

Fernando A.

Fernando A.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2014 | 09:04

Alessandro, Bom dia.

Primeiramente vamos a um brevê definição:

Atividade de Financiamento: são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade. Caracterizam essa atividade captação de recursos junto aos sócios, tomada e pagamentos de empréstimos a curto e longo prazo


Exemplos:


>> Pagamentos de caixa a investidores para adquirir ou resgatar ações ou quotas da entidade;

>> Pagamentos para amortização de empréstimo;

>> Dividendos pagos.


Obs.. Os valores supracitados você vai obter mediante a emissão dos razões das respectivas contas contábeis.

Exemplificando: No decorrer do exercício X0 a entidade AB distribuiu R$1.500.000 aos seus 2 sócios.

FLUXOS DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO

Dividendos pagos (1.500.000)

Caixa líquido obtido/(aplicado) atividades financiamentos (1.500.000)



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.