x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.758

Ajuda com estoque incorreto

Jorge Luiz Helvécio Júnior

Jorge Luiz Helvécio Júnior

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2014 | 09:52

Bom dia,

Estou com um problema com uma empresa que deixou seu antigo contador. É uma empresa de comércio de sucatas, mas o estoque tá totalmente errado, as compras não suprem as vendas, por exemplo, tinha 26 toneladas de um produto em estoque e vendeu 35, não sei o que fazer, conserto daqui pra frente e deixo pra trás do jeito que está? Tem algo que eu possa fazer, sendo que a empresa só emite notas de compra e venda eletrônicas? Agradeço.

JOSEILMA MATIAS

Joseilma Matias

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2014 | 17:32

Jorge Luiz,

Também estou com problemas no estoque de uma empresa, mas acredito que seja a forma de calcular o estoque final para fazer o inventário, como você também mencionou as compras não suprem as vendas, aqui aplica-se 30% em cima do preço de custo da mercadoria para revendê-la, na hora de calcular o estoque final em valor financeiro isso tem que ser deduzido ?

Em relação a sua dúvida, como a empresa só compra e vende através de NFe, você pode pegar as notas vê realmente se todas as entradas foram lançadas e todas as saídas também e equilibrar o estoque, o trabalho dependendo do tamanho da empresa e se ela não possuir um software de controle de estoque é exaustivo, aqui no meu estado o site da receita estadual disponibiliza através de acesso com senha e tudo mais, as NFe tanto de emitente como de destinatário, acredito que ai no seu estado deva ter esse recurso também, que pode ser utilizado caso a empresa não possua essas informações.

Att,

Joseilma Matias
Administradora de empresas - Especialista em Direito administrativo e gestão pública.
A serviço no Ativa Contabilidade e Consultoria
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2014 | 09:54

Olá, bom dia...

As compras de sucatas podem ter origem de pessoa física, que nestes casos a empresa deve emitir nota fiscal de entrada para registrar estas compras, com isso a empresa deve ficar atenta à todas as entradas para não ocorrer este problema com a movimentação dos estoques.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ana Paula dos Santos

Ana Paula dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2014 | 10:07

Estou com esse mesmo problema, e conversando com o antigo contador e meu gerente, cheguei na conclusão que irei fazer notas fiscais de entradas e saídas até chegar na exata quantidade de estoque, contabilidade batendo com o físico. vai dar um trabalho danado, e vai gerar bastante impostos, porem vai ficar correto fiscal versus físico.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2014 | 10:58

Quero apenas registrar aqui, que a particularidade de cada empresa não pode servir de parâmetros para outra empresa ou orientação de forma genérica.
As decisões de cada contador são específicas com bases em documentos e na legislação, onde o mesmo se responsabiliza pelos atos praticados.
O caso da Ana Paula dos Santos, não pode servir de parâmetro para outras empresas, serve apenas de relado de um fato ocorrido que não cabe ser seguido de forma genérica e técnica.
No Fórum, abordamos de forma técnica de acordo com as normas contábeis e a legislação dos órgãos competentes.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.