x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.300

Falta de lançamentos em livro diário autenticado

JAIRO DE CAMPOS FILHO

Jairo de Campos Filho

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2014 | 14:34

Boa tarde,

Prezados, estou comprovando as DECORES no escritório em que trabalho. Porém surgiu uma dúvida. A pessoa que era responsável por contabiliza-las, não as contabilizou devidamente. Ou seja, tenho DECORES aqui de 2012 sem contabilização no Livro Diário já autenticado.

Vi que na IN 102/2006, em seu art. 5º diz que em caso de erro poderá ser autenticado o mesmo em livro subsequente ao erro.

Ai cabe a seguinte pergunta:

Não fazer um lançamento caracteriza um erro? E posso retificá-lo ? E como faria? Simplesmente descrevo no histórico que é um lucro distribuído conforme decore não lançada???

Atenciosamente,

Jairo Campos Filho
Consultor Tributário
JAIRO DE CAMPOS FILHO

Jairo de Campos Filho

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2014 | 15:26

Perdão Guto, não entendi seu posicionamento. A retificação de livro é permitida em livro subsequente ao erro disso eu sei. Quero saber se tal fato caracteriza erro e eu posso fazer a retificação em livro posterior (não autenticado).

Atenciosamente,

Jairo Campos Filho
Consultor Tributário
Shirley Pereira

Shirley Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 15:42

Boa tarde, Jairo!

Nesse caso, entendo que você deve fazer um lançamento de ajuste em 2014, uma vez que não é mais possível retificar o período de 2012.

A Instrução Normativa Diretoria do Departamento de Registro Empresarial e Integração - DREI nº 11 de 05.12.2013, diz o seguinte em seu artigo 16:

"Art. 16 A retificação de lançamento feito com erro, em livro já autenticado pela Junta Comercial, deverá ser efetuada nos livros de escrituração do exercício em que foi constatada a sua ocorrência, observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade, não podendo o livro já autenticado ser substituído por outro, de mesmo número ou não, contendo a escrituração retificada.

Parágrafo Único. Erros contábeis deverão ser tratados conforme previsto pelas Normas Brasileiras de Contabilidade."

No entanto, como o erro foi constatado em 2014, o lançamento deverá ser feito nesse período.

Atenciosamente,

Shirley Pereira

JAIRO DE CAMPOS FILHO

Jairo de Campos Filho

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 20:14

Boa noite,

Shirley, compreendo. Porém surge outra dúvida. No caso tenho um livro fechado de 2012 com lançamentos de lucro distribuído apenas no final do ano, porém o mesmo ocorreu em parte em janeiro, fevereiro e março. Como seria esse lançamento?

Estorno parcial?

Ex.:

Lucro distribuído no final do ano = R$ 8000,00
Lucro que deveria ser distribuído por mês = R$ 1000,00

Ou seja 3000 de diferença!

D - Ajuste de exercícios anteriores
C - (-) Lucro distribuído R$ 3.000,00
Descrição - Estorno de lançamento a maior referente a lucro distribuído em dezembro de 2012.

e depois

D - (-) Lucro distribuído
C - Ajuste de exercícios anteriores R$ 1.000,00
Descrição - Lucro distribuído em janeiro de 2012

D - (-) Lucro distribuído
C - Ajuste de exercícios anteriores R$ 1.000,00
Descrição - Lucro distribuído em fevereiro de 2012

D - (-) Lucro distribuído
C - Ajuste de exercícios anteriores R$ 1.000,00
Descrição - Lucro distribuído em março de 2012




E alguém poderia me informar se esse tipo de retificação é permitida? Qual o entendimento dos orgãos fiscalizadores?

Atenciosamente,

Jairo Campos Filho
Consultor Tributário

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.