x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.792

Entidades Sem Fins Lucrativos - sem Registros Contábeis

MARCOS VINICIUS DE MORAIS GEIGER

Marcos Vinicius de Morais Geiger

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 11:41

Bom dia pessoal!
Sou novo por aqui, mas gostei muito deste fórum, espero poder contribuir com um pouco dos meus conhecimentos e também adquirir novos conhecimentos.

A minha dúvida é a seguinte, vou dar inicio à uma prestação de serviço contábil à um Sindicato Patronal, porém este sindicato nunca fez sua Contabilidade até então, eles me disponibilizaram Movimentos Financeiros desde Agosto/2013 até Julho/2014, gostaria de saber:

-> Qual meu ponto de partida pra dar inicio aos Registros Contábeis?
-> O que fazer com os Exercícios anteriores cujo eles nem tem mais o controle dos Documentos (movimento financeiro)?
-> Por se tratar de uma Entidade Sem Fins Lucrativos devo fazer uma consulta na Receita Federal ou na SEFAZ, ou algum outro orção de fiscalização para ver se consta alguma pendencia em relação a Fiscal/Tributos?

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 13:24

Marcos

Inicie a contabilização a partir do momento que lhe enviaram os documentos, ou seja, agosto/2013. Ao fechar 2013, cite em notas explicativas, que a escrituração contábil teve inicio em agosto.

Faça a consulta das pendências na receita normalmente.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Daniel Marcelino

Daniel Marcelino

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 15:57

Marcos concordo com o Clovis, inicie a contabilidade com o que vc possui e verifique junto aos órgãos as pendências tributárias.

Seja bem vindo!

At

Daniel

--
Daniel Marcelino

--

"As idéias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, recebi-as de Chesterfield, furtei-as de Jesus. E se você não gostar das idéias deles, quais seriam as idéias que você usaria?" - Dale Carnegie.
Jadson Matias Nascimento de Jesus

Jadson Matias Nascimento de Jesus

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 15:03

Se esse sindicato estiver com a documentação anterior organizada, você poderia fazer uma proposta para realizar um trabalho retroativo, claro isso é por fora do seu contrato normal. Se não há documentos organizados você não pode fazer nada quando os exercícios anteriores. Só resta fazer consulta nos órgãos quanto a situação da empresa.

MARCOS VINICIUS DE MORAIS GEIGER

Marcos Vinicius de Morais Geiger

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 18 novembro 2014 | 16:51

Boa tarde pessoal!

Depois de algum tempo volto a ter dúvidas quanto a este tópico novamente.

Como havia relatado anteriormente o Sindicato a qual prestarei serviços contábeis me disponibilizou documentos financeiros a partir de Agosto/2013 e antes deste período eles não possuem controle destes documentos, como me orientaram vou tomar como ponto de partida este período mesmo, porém a minha dúvida é quanto a Constituição do Patrimônio Social desta entidade, que segundo seu Estatuto Social dela, Constitui o Patrimônio Social do Sindicato:

a) mensalidades recebidas de seus filiados
b) contribuições sindicais previstas em lei;
c) doações e legados
d) rendas não especificadas;
e) bens e valores adquiridos e as rendas pelo mesmo produzidas;
f) alugueis de imóveis e juros de títulos e depósitos;
g) multas e outras eventuais rendas

Como farei para contabilizar o Patrimônio Social se não há registro em relação a períodos anteriores à Agosto/2013? Qual o Saldo Inicial estarei que esta informando em meu Balancete nesta conta de Patrimônio Social para poder iniciar as Contabilizações dos períodos a quais possuo Movimentos Financeiros, levando em consideração que por se tratar de Entidade sem Fins Lucrativos, estarei apurando Superavit ou Deficit do Período após apuração do Resultado do Exercício para estar agregando ao Patrimônio Social?

Levantei algumas informações com este Sindicato e as suas Receitas estão em sua maior parte concentradas nas a) Mensalidades Recebidas de seus Filiados e b) Contribuições Sindicais Previstas em Lei.

Espero que esteja sido claro quanto a minha dúvida!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.