x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.021

Emprestimo e financiamento PJ x PF

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 09:41

Bom dia, aconteceu duas situações e estou em dúvida de como proceder. O proprietário da empresa fez um financiamento em nome da empresa de um caminhão para sua irmã e o dinheiro da entrada foi dado pela irmã, ou seja, utilizou a empresa para fazer um financiamento para irmã utilizando o dinheiro dela de entrada( a irmã de o dinheiro da entrada e o restante vai ser pago pela empresa). Outra situação foi fazer outro empréstimo em nome da empresa para dar dinheiro para outros irmãos, ou seja, o dinheiro já caiu direto na conta dos irmãos.
Essas duas informações o proprietário fez sem consultar o contador e sabemos que estas operações estão contra o principio da entidade. Alguem tem alguma sugestão de como proceder nestes casos?grato

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Jadson Matias Nascimento de Jesus

Jadson Matias Nascimento de Jesus

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 14:59

Essas situações são sempre difíceis, a solução mais simples é registrar o caminhão e o empréstimo sendo pelo sócio, pois este é o responsável pela transações, mas este deve ser informado que tais operações são prejudiciais a empresa.

Ex:

1
D- Sócio (ANC)
C - Fornecedor de Bem (P)

2
D- Banco ou Caixa (A)
C- Sócio (PNC)

3
D-Sócio (ANC)
C- Empréstimo Bancários (P)






Sandro Marcos Sá de Sousa

Sandro Marcos Sá de Sousa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 00:48

Prezado,

02 situações:

01 - Se foi usado apenas o Nome da Empresa, ou seja, não exite nenhum desembolso da Empresa em relação ao Financiamento, conforme a Primazia da Essência Sobre a Forma não efetue o Registro Contábil, pois a Essência está sobre a Forma Jurídica, isto é, não houvem modificações imediatas no Patrimônio.

02 - Se houve desembolso da Empresa, não reconhecer como Imobilizado, pois concordando com Jadson considerar no Ativo Não Circulante (Crédito com Sócios) versos Financiamentos ou Fornecedores de Bens, pois o carro não seria para benefícios operacionais da empresa, mas para irmão do Diretor/titular da Empresa.

Contudo, a única solução de quitar (Zerar) este ativo seria SE a Empresa no final do Exercício possuir Lucros e Reconhecer como Distribuição de Lucros, pois de fato houve desembolsos e não esquecer das observações existentes na Lei 12.973/2014 sobre Distribuição de Lucros.

laerte dias da silva

Laerte Dias da Silva

Prata DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 18:23


Guto Munarin


Os procedimentos nos dois casos ainda que subscritos, configuram movimentação financeira ou de capitais.
Aparentemente, é oportuno configurá-los, ambos, como Aporte. Porque não há como isentar-se da responsabilidade
destes atos, independente do Regime Tributário aplicado no ano-calendário.


Atenciosamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.