x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 4.551

Uma empresa emitiu uma nota fiscal para meu cliente no valor

Jéssyca

Jéssyca

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 15:19

Boa tarde,

Meu cliente comprou um veículo fora do estado no valor de R$39.000,00 (Financiado) porem a nota fiscal foi emitida no valor de R$31.500,00. Acontece que a empresa que vendeu faliu e não tem como eles emitirem uma nota fiscal complementar.

Como devo contabilizar?

Desde já Agradeço.

Jéssyca da Silva
Auxiliar Contábil
"A vida não é o enfrentamento das batalhas, mas a alegria das vitórias"
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 17:30

Ola,

Se o veiculo foi financiado, a NF deve estar correta, pois os bancos são criteriosos na hora de conceder credito, proceda como tal.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Jéssyca

Jéssyca

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 08:49

Ola Jose,

Só que acontece o seguinte:

Dia 30 houve a negociação de R$ 39.000,00 e o financiamento de R$27.300,00

Dia 31 houve a entrada de R$11.700,00 e a emissão da NF R$31.500,00

Ou seja, a nota fiscal foi emitida depois do financiamento. E quem deu o procedimento no banco foi o vendedor, pois meu cliente passou as informações da empresa a ele e assim ele enviou ao banco solicitando o financiamento!!

Obrigado!

Jéssyca da Silva
Auxiliar Contábil
"A vida não é o enfrentamento das batalhas, mas a alegria das vitórias"
Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 08:58

Pelo que me parece, a empresa vendedora emitiu a NF apenas para o financiamento. Ou seja, emitiu uma nota com valor menor apenas para financiar o valor remanescente pela instituição financeira. Apesar de ilegal, essa prática infelizmente é comum no ramo de venda de veículos.
É uma situação bem complicada, de se resolver no caso de a empresa que vendeu estar baixada... Seria talvez o caso de verificar na legislação estadual a possibilidade de emitir uma NF de entrada com o valor da diferença e assumir o pagamento do ICMS que não foi recolhido.
Eu procuraria o plantão fiscal da Sefaz para uma orientação mais precisa.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
Jéssyca

Jéssyca

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 10:16

Obrigado Marllon!!

Eu já tinha procurado o plantão fiscal e eles falaram que não tem o que fazer nesse caso.

Não sei como dar continuidade...

Jéssyca da Silva
Auxiliar Contábil
"A vida não é o enfrentamento das batalhas, mas a alegria das vitórias"
Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 10:56

Jéssyca, sendo assim acho que restam dois caminhos a seguir....

1- Você da entrada no bem pelo valor da NF mesmo, e o valor a maior que tenha saído do caixa/bando da empresa, lança como distribuição de lucros apenas para não ficar com o saldo errado e não apropriar também uma despesa sem documento idôneo. Sabendo-se que caso o bem seja vendido a base para apuração do ganho de capital será o valor da NF. (Este procedimento está longe de ser o correto, mas é um paliativo para a situação.)

2 - Formule uma consulta tributária para a Sefaz, explicitando o mais detalhadamente possível o caso. Ela servirá em todos os aspectos como documento que comprova a orientação que receber, seja ela para emissão de NF de entrada, ou para registro do bem pelo valor da NF já emitida. Diferente das orientações recebidas verbalmente no Plantão Fiscal, as respostas de consulta tributária tem valor legal. Caso julgue necessário formule também uma Consulta Formal a Receita Federal.
Consulta a SEFAZ-SC clique aqui
Consulta a RFB clique aqui

Reafirmo que o procedimento 1 está longe de ser o correto, o mais indicado é formular as consultas e agir conforme soluções das mesmas.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.