x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 70.420

Rotinas contábeis

ADRIANA MENDES MARCELINO MOREIRA

Adriana Mendes Marcelino Moreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2006 | 15:31

Bem, estou iniciando na área contábil agora, depois de 5 anos de formada e a experiência é muito pouco, ou seja, de estágio da faculdade, mas nunca é tarde pra começar. Então, gostaria que alguem pudesse me ajudar em relação a uma rotina contábil mensal com relação a tributos a serem pagos, informações a serem prestadas ao governo. Estou abrindo duas empresas: uma sociedade limitada de comércio varejista de enxovais e outra individual de transporte de leite a granel, ambas com enquadramento no simples. E também uma empresa de Laticinios em Lucro Real. Alguém poderia me ajudar? Obrigada!!!

DANIELLE FRACARO FLORIANI

Danielle Fracaro Floriani

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2006 | 14:51

Olá Adriane. Essas são as rotinas contábeis;

Departamento Contábil

Rotinas:
Balanços/Demonstrações Contábeis;
Balancetes;
Demonstração de Resultados;
Análise periódicas;
Apuração e controle de Lucro Real/Presuido;
Controle de estoque;
Controle de saldo de caixa;
Consultoria Contábil e IRPJ;
Emissão de livros obrigatórios (Diário, Razão, Lalur e outros).

Rotinas Mensais:
Retenções de CSLL / IRPJ / INSS / ISS / PIS-PASEP / COFINS
Carnê Leão.
Rotinas Semestrais ou Mensais:
DCTF - Declaração de Créditos
DACON - Declaração Empresas Lucro Real
Rotinas Anuais:
DIMOB -
DIPJ -
IRPF -
DIRF -
Declaração de Simples
Declaração de Imunes
Declaração de Isentas
Declaração de Extinção
Declaração de Inativas


Departamento Pessoal

Rotinas:
Admissão de funcionários;
Elaboração de todos os documentos de admissão;
Atualização de livro, registro e CTPS do funcionário;
Processo de Rescisão;
Acompanhamento a homologação;

Rotinas Mensais:
Elaboração de folha de Pagamento e Pro-Labore;
Emissão de Recibo de pagamento e Pro-Labore;
Emissão de Guias de GPS;
Elaboração de folha de autonomos;
Emissão de Recibo de autonomos;
Emissão de Guias de GPS de contribuinte individual;
Emissão de Darf's de IR;
Emissão da Guia GFIP;
Transmissão de CAGED;
Contribuições Sindicais.
Rotinas Anuais:
Provisão de Ferias e 13º Salario;
Folha de 13º Salário;
Recibos de pagamento de 1ª e 2ª parcela de 13º salário;
Aviso de férias e recibo de pagamento;
RAIS;
Contribuições assistênciais;
Emissão de Informe de Rendimentos dos funcionários.


Departamento Fiscal
Rotinas:
ICMS, IPI, PIS, COFINS, SIMPLES E ISS;
Emissão de carta de faturamento;
Emissão de carta de correção de notas fiscais;
Escrituração de livros (Entrada, Saída, Registro de Apuração de ICMS, Registro de Apuração de IPI, Inventário, Serviço, Modelo 51, 53 e 56).
Rotinas Mensais:
GIA
DES
SINTEGRA
DECLARAÇÃO DE COMBUSTIVÉIS
Rotinas Anuais:
DECLARAÇÃO DE SIMPLES
TFE
TFA

Departamento Legal
Procedimentos:
Abertura, Alteração e Encerramento de empresas nos seguintes órgãos: Junta Comercial ou Cartório, Receita Federal, Prefeitura Municipal e Secretaria da Fazenda Estadual.
Emissão de Certidões em diversos órgãos.
Dívida Ativa.
Procuradoria
Parcelamento de débitos em repartições Públicas, Estaduais, Municipais e Federais.
Legalização da Empresas em todos os órgãos competentes.
Preenchimento de cadastros

Carlos Alexandre da Silva

Carlos Alexandre da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 12 janeiro 2011 | 19:33

Ola a todos.

Estou iniciando em um escritorio e irei comecar pelo departamento fiscal. Apos feito os lancamento de todas as notas de entrada e saida no sistema apuerei o ICMS e o IPI no sistema, mas nao sei como emitir a Gui de IPI para o cliente pagar e nem a do ICMS. se alguem puder ajudar ficarei grato.

Abraço a todos.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2011 | 15:33

Boa tarde, Carlos


Se os tributos foram apurados pelo sistema, conclui-se que o mesmo aplicativo é capaz de gerar as guias, como é feito em meu trabalho. Já forma colhidas informações com o suporte técnico do sistema?


Bom trabalho

Nota:
Esta sala é destinada a debater assuntos de contabilidade em geral (débitos, créditos, análise, demonstrações, etc.), e não emissão de guias de impostos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Laís Cabral

Laís Cabral

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 10:01

Bom dia.. estou com uma enorme duvida...

A empresa que trabalho faz o lançamento fiscal, com os produtos e valores... preciso de lançar isso no meu programa contabil?
Tenho que fazer o lançamento da NF no meu contabil, como estoque, icms, pis/cofins e depois debitar fornecedor?

Somos do Lucro Real

Aguardo uma resposta.. Muito obrigada

Laís Cabral

Laís Cabral

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 08:20

Bom dia Vicente, sim, nós revendemos os produtos... ontem eu consegui importar as notas com esses lançamentos para o meu contábil...
Fiquei muito feliz, menos uma coisa para fazer...
So o Pis/ cofins que ainda não esta habilitado para isso... Tenho feito 1 lançamento mensal.

Em relação ao ICMS da saída, o lançamento é feito só no final do mês, certo?
Eu credito ICMS sobre vendas ou ICMS a pagar?
E quando da crédito? Fica no lançamento do ICMS a recuperar ou tenho que lança-lo em outra conta?

Eu trabalhava só com a parte fiscal, agora estou na contábil, por isso tantas dúvidas, mas, é muito bom ter vocês, amigos contadores, que nos ajudam em nossas dúvidas...

Obrigada

Vicente Carlos Lloria Villena

Vicente Carlos Lloria Villena

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 11:34

Bom dia Larissa,

Aqui em nossa empresa trabalhamos com duas contas de ICMS, uma no ativo circulante dnominado ICMS a Recuperar e outra no passivo cirulante denominado ICMS a Pagar.
Nós fazemos os lançamentos nota por nota tanto de entrada como de saída.
Na conta de ICMS a recuperar são feitos os lançamentos reativos as notas fiscais de entrada e na conta ICMS a Pagar os lançamentos relativos as notas fiscais de saída. Geralmente o laçto de saídas é:
D- ICMS s/Vendas (conta de resultado)
C- ICMS a Pagar

Ao final do mês de se eu tiver saldo credor eu transfiro o saldo da conta ICMS a Pagar para a conta ICMS a Recuperar, caso contrário, ou seja, saldo devedor eu inverto o lançamento.

Um abraço,

Vicente Villena

Cleonice Diesel da Silva

Cleonice Diesel da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 17:07

BOA TARDE!
Gostaria de sanar uma duvida,nos lançamentos contábeis,de uma empresa no Simples Nacional, para pagtos.de luz,agua funcionários imposto diversos etc.eu uso o 3 que no plano de contas seria despesas.
ex. D 3.1.2.03.0008 pagto de impostos
C 1.1.1.10.010 Caixa Geral

recebimentos de vendas a vista ex:

D 1.1.1.10.010 Caixa geral
C 4.1.1.01.0006 vendas a vista

isso no plano de contas de meu programa,ou tenho que usar somente o
1 que seria Ativo e as despesas todas lanças no passivo n° 2 ?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 19:46

Boa noite, Cleonice Diesel da Silva


As técnicas contábeis não são tão simples como supostamente se entende no contexto de sua dúvida, conforme exponho a seguir...

Um plano de contas é dividido entre Contas Patrimoniais e Contas de Resultado, de forma que as primeiras são formadas por bens e direitos, e as segundas representam as obrigações com terceiros e o patrimônio líquido, que por sua vez é formado por capital social e resultados líquidos, que são apurados pela diferença entre as contas de resultado, que são destinadas a registrar as despesas e receitas.

Portanto, de acordo com os princípios contábeis, especialmente os de oportunidade e de competência, conclui-se que é impossível lançar a despesa com imposto diretamente nas despesas, exceto alguma taxa esporádica; um bom exemplo de contabilização de impostos é a despesa com FGTS, que obedece o regime de competência.

A partir de hoje até o fim do mês começamos a fazer os lançamentos de folha de pagamento, e como já se sabe que esta obrigação de 8% sobre a folha de pagamento é certa e vencerá em 07/04, o lançamento até 31/03 seria:

D) Despesas com FGTS (Contas de Resultado)
C) FGTS a Pagar (Passivo Circulante)

E por ocasião do pagamento, o lançamento seria:

D) FGTS a Pagar (Passivo Circulante)
C) Caixa ou Bancos (Ativo Circulante)

Enfim, é oportuno citar que em nossos arquivos há inúmeros tópicos que detalhadamente explicam os conceitos básicos da técnicas contábeis que certamente esclarecerão suas dúvidas.


Bons estudos

Em tempo:
O regime de tributação ou porte de uma empresa não significam, necessariamente, que as técnicas sejam diferentes entre si, pois o que importa são as normas contábeis, e não o regime pelo qual os tributos sejam apurados e pagos.

Embora defasada por ter sido editada pelo CFC em 2008 (antes da expedição da Resolução 1.255/2009), é bem provável que a seguinte obra a auxilie: clique aqui

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.