x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 20

acessos 39.231

Contabilização de Associações

Elisama Cruz Teixeira

Elisama Cruz Teixeira

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 26 março 2008 | 14:32

Boa tarde colegas!!!!

Estou com duvida na contabilização de uma associação.

A situação é a seguinte:

1- Uma determinada associação de artesões recebe o material produzido pelos seus associados para futura comercialização. 2- Após associação efetuar a venda, repassa o valor ao associado. 3- Associação recebe mensalidade dos associados. Pergunta-se como devo contabilizar estas operações (1,2,3)?

Desde já agradeço,

Elisama

André Controller

André Controller

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 16 anos Quinta-Feira | 27 março 2008 | 16:12

Elisama,

Vamos lá:
Aqui no RJ o artesão deve emitir, obrigatoriamente, uma Nota Fiscal e esta NF não poderá ser Avulsa, tendo o Artesão que se cadastar como uma empresa individual.

1 e 2- Quando a associação vender o produto do artesão, este deverá emitir NF para o comprador. A Associação poderá cobrar um pequeno percentual a titulo de manutenção das suas atividades. Esta manutenção poderá ser classificada como Receita orçamentária (é desejável que a mesma esteja prevista no estatuto da entidade);

3 - a mensalidade dos associados deverá ser lançada como receita orçamentária.

Estes lançamentos podem devem ser feitos pelo Regime de Caixa.
Não haverá tributação para estas receitas.

Sds

AMS
Elisama Cruz Teixeira

Elisama Cruz Teixeira

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 27 março 2008 | 16:51

Obrigada por responder André,

Sua responda, ja foi de grande valia, ja respondeu parcialmente minha duvida.

Porém observe onde continuo com duvida

Em nosso caso as notas fiscais são da associação;

1- Quando o artesão efetua uma venda, ele vai até a associação e solicita uma nota fiscal no valor da venda.
Então a associação procede da seguinte forma:
a) Emite uma nota fical de entrada desta mercadoria (entrada simbólica);
b) Emite a NF de saida solicitada pelo artesão ;
*** neste caso o vl R$ da nota fiscal, nem tramita pela empresa;

2 - Quando o artesão deixa a mercadoria para ser vendida pela associação, o procedimento adotado pela associação é:
a) Emite-se uma NF de entrada, quando a mercadoria é deixada na associação.
b) Emite Nota Fiscal de venda, do produto quando vendido.
C) Emite-se Nota fiscal de devolução do produto restante;
d) Os valores recebido dos produtos R$, são repassados para os artesões.

Nos casos acima citados, como procederia na contabilização, tendo em vista que as vendas não seriam receitas?

Um abraço,

Elisama

André Controller

André Controller

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 16 anos Quinta-Feira | 27 março 2008 | 17:10

Não entendi???

Vocês emitem NF como se fora uma empresa comercial?

E ainda, emitem NF de venda e não contabilizam como receita, ou pior, não transita nem pela contabilidade?

Vocês têm inscrição estadual para emissão de NF de venda de mercadoria?

AMS
Ana Julia Pereira da Silva

Ana Julia Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 28 março 2008 | 08:58

Olá.

É preciso olhar o estatuto da Associação.
Acredito que o procedimento esteja errado e vocês estejam indo contro o próprio estatuto.

Cuidado com as "entradas simbolicas" .

A receita da associação

- mensalidade paga por cada associado
- percentual sobre as vendas
(tudo isso deve constar no estatuto)

A nota fiscal deverá ser emitida pelos associados.

Maíra Gazarini

Maíra Gazarini

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 3 maio 2011 | 21:32

Boa Noite!
Associação não pode emitir NF, pois são isentas de Inscrição Estadual. Faço a contabilidade de uma Associação de Artesão também.
Tenho uma dúvida quanto a contabilizar a mensalidade, seria dessa maneira
D Receitas
C a Mensalidade

claudio alves da rocha

Claudio Alves da Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Domingo | 19 junho 2011 | 13:48

E com a nova lei do terceiro setor que é o caso desta associação devendo ter seu plano de conta todo segregado no meu caso é uma Associação de Pais e Amigos APAE, que atua com o social e educação como fazer fazer este lançamentos ?
Att.
Claudio Rocha

Aline Mirtes

Aline Mirtes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2011 | 13:10

Boa tarde a todos,

Aproveitando o tópico, gostaria de tirar algumas dúvidas sobre a contabilização do 3º setor. Vou iniciar a escrituração contábil de uma associação, é a primeira vez que faço e sei que é diferente das empresas normais. Gostaria de saber onde encontro legislação, modelos de estrutura de plano de contas, modelos das demonstrações contábeis, obrigações com relação a declarações, enfim... Poderiam me ajudar, por favor?

Desde já obrigada.

Aline Mirtes
Empresária - Mirtes Treinamentos e Consultoria Tributária
skype: aline.mirtes

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar."  Jeremias 29:11
Aline Torres das Neves

Aline Torres das Neves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 16:47

Boa tarde, Aline

Nesse tópico tem um material e abordagens bastante interessantes a respeito da contabilidade do Terceiro Setor. Enviei uma mensagem particular para você citando um livro excelente de contabilidade terceiro setor.

Contabilidade Terceiro Setor

Abraços

Aline Torres das Neves
Novidades, Informação, Reflexão? Encontre-me em
Facebook.com/aline.torresdasneves
Twitter: @AlineTdasneves
Aline Mirtes

Aline Mirtes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 08:02

Obrigada pela ajuda, Aline.

Aline Mirtes
Empresária - Mirtes Treinamentos e Consultoria Tributária
skype: aline.mirtes

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar."  Jeremias 29:11
Tatiana Tejo e SIlva

Tatiana Tejo e Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2011 | 15:54

Boa Tarde
Estou entrando agora no âmbito do Terceiro Setor e estou com 3 clientes que são conselhos de escolas estaduais. Minha dúvida está em como devo escriturar as saídas para compra de material de consumo e de material do imobilizado?
Agradeço muito a ajuda
Tatiana Tejo

Tatiana Tejo
LEONARDO VICENTE DE CASTRO

Leonardo Vicente de Castro

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 13:56

Apenas um esclarecimento uma associaç~~ao pode ter incrição estadual sim!! Pois como vai vender seu produto? O que ela pode ter e insenção o ICMS por ser sem fins lucraticvo e sua receita é ordinaria ela tem que ter uma nota para a entrada das mercadorias normalmente. Com relação a contabilização proceda normalmente.

D caixa
C Receitas (seja de vendas ou mensalidades)
Não tem nada simbolico é tudo real ,Tenha cuidado quanto ao estatuto !
Ali diz o que pode e o que não pode praticar.

Leonardo Vicente
Contador
(21) 9471-6710/3602-8249
Niteroi RJ
Aline Mirtes

Aline Mirtes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 10:26

Bom dia a todos.

Abrimos uma associação de esportes para um cliente e agora ele precisará apresentar um balanço para obter sua primeira subvenção do governo. Até agora ele só teve gastos com a abertura da associação e não recebeu nenhuma doação ou contribuição. Como posso fazer este balanço de abertura e escriturar as despesas?

Aline Mirtes
Empresária - Mirtes Treinamentos e Consultoria Tributária
skype: aline.mirtes

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar."  Jeremias 29:11
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2012 | 09:16

Bom dia Aline


Primeiramente procure saber se todas as despesas com a abertura e legalização da empresa foram devidamente escriturados, se sim, basta levantar um balancete, que por sua vez servirá como base para a confecção do balanço em pauta. Se não, providencie a escrituração, caso contrario, não será possivel fazer o balanço pretendido.

Abraço.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Aline Mirtes

Aline Mirtes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2012 | 10:05

Olá, Luiz, bom dia.

Já escriturei as despesas deixando-as no passivo. Minha dúvida agora é: para fazer o lançamento de pagamento/baixa destas despesas preciso de dinheiro em caixa que ainda não tenho, posso entrar com uma receita de doação livre incondicional dos dirigentes para ter esse dinheiro em caixa e assim lançar o pagamento destas despesas de abertura que na realidade já foram pagas?

Aline Mirtes
Empresária - Mirtes Treinamentos e Consultoria Tributária
skype: aline.mirtes

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar."  Jeremias 29:11
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2012 | 10:11

Aline, uma vez provisionadas as despesas e devidamente escrituradas, não se preocupe com pagamento das ditas, basta levantar um balancete para verificação e se tudo estiver a contendo, levante o balanço.

Abraço.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.