x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.087

apurar lucro e estoque

ROBERTA COSTA

Roberta Costa

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 12:04

Bom Dia Pessoal!

Minha dúvida é a seguinte:

Se o resultado do exercício de uma empresa é apurado pelo confronto das receitas e despesas, como fica a questão dos estoques?

Se eu lanço as compras direto no estoque não tenho elas na despesa e se lanço nas despesas não tenho estoque. Exemplo:

Neste caso sem estoque.

D- compras (custos e despesas)
C- Fornecedores (Passivo)

Neste caso sem despesas.

D- Mercadorias/Estoque (Ativo)
C- Fornecedores (Passivo).

No livro diário preciso informar o estoque e se deu lucro ou prejuízo, e agora como devo proceder? Mesmo se o estoque for feito através de inventário ao fazer o lançamento para o livro diário precisarei de uma conta para usar de contrapartida para o estoque inicial e será nos custos e despesas e se eu creditar essas contas vai influenciar a apuração pois vai diminui-los.
Como devo proceder?

Sandro Marcos Sá de Sousa

Sandro Marcos Sá de Sousa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 14:39

Prezada Roberta,

vejo as seguintes situações:

Se existe Laudo e/ou Documento Inventariado do Estoque, sugiro fazer contra Ajuste de Avaliação Patrimonial (PL) para constar Saldo Inicial, isto se já houver Balanço de Abertura, porém, antes necessariamente solicite também o Livro Fiscal (ICMS) , isto é, arquivo fiscal xml e/ou txt para verificação das compras e sacramentar o lançamento;

Se existe saldo Inicial solicite relatório de Compras versos Vendas (Custo) para fazer a fórmula do CMV (EI + C - EF) apurando o Custo, ou seja:

Na compra
D - Estoque
C - Fornecedor

Na venda
D - Custos
C - Estoque



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.