Joyce Pereira,
Realmente é meio confuso nessa parte, mas vamos la as embalagens estão ligadas diretamente ao produto?? exemplo caixas personalizadas etc??
se sim são custo variáveis. Para melhor entendimento para essa definição :
I - Conceitos iniciais
Para a solução da questão e também à correta classificação contábil das embalagens, é indispensável termos em mente os conceitos basilares de custo do estoque e da classificação de despesas. A partir daí, torna-se simples a tarefa de classificar as embalagens como custo ou despesa.
Essencialmente, custos são os dispêndios tidos na obtenção ou produção de um bem a ser vendido, ou os relacionados à execução de um serviço que será prestado, isto é, são gastos utilizados direta ou indiretamente na produção de um bem ou prestação de um serviço.
O custo abarca todos os gastos empregados para se obter um produto que será objeto de venda.
Quando os estoques são vendidos, o custo escriturado deve ser reconhecido como despesa do período em que a respectiva receita é reconhecida.
De acordo com o Pronunciamento Conceitual Básico CPC 16, aprovado pela Resolução CFC nº 1.170 de 2009, os estoques compreendem bens adquiridos e destinados à venda, incluindo, por exemplo, mercadorias compradas por um varejista para revenda.
Os estoques também compreendem produtos acabados e produtos em processo de produção pela entidade e incluem matérias-primas e materiais aguardando utilização no processo de produção, tais como: componentes, embalagens e material de consumo.
Em regra, pode-se afirmar que o valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.
As despesas, por sua vez, são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída de recursos ou redução de ativos ou incremento em passivos, que resultem em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade.
Em outras palavras são valores gastos com bens e serviços destinados à manutenção da atividade da empresa. Por exemplo: gastos com material de escritório, despesas com vendas, entre outras.
Fundamentação: Resolução CFC nº 1.170/2009.