x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 7.074

Custo versus despesas

JOYCE PEREIRA

Joyce Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 15:50

Prezados, boa tarde!Estou com uma dúvida quanto a gastos com embalagens,é um custo ou uma despesa?Penso que depende do produto ou serviço , numa empresa comercial posso tratá-lo como despesa ou custo?

Luiz Filipe Melo

Luiz Filipe Melo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 14:34

Joyce Pereira,

Realmente é meio confuso nessa parte, mas vamos la as embalagens estão ligadas diretamente ao produto?? exemplo caixas personalizadas etc??
se sim são custo variáveis. Para melhor entendimento para essa definição :

I - Conceitos iniciais

Para a solução da questão e também à correta classificação contábil das embalagens, é indispensável termos em mente os conceitos basilares de custo do estoque e da classificação de despesas. A partir daí, torna-se simples a tarefa de classificar as embalagens como custo ou despesa.

Essencialmente, custos são os dispêndios tidos na obtenção ou produção de um bem a ser vendido, ou os relacionados à execução de um serviço que será prestado, isto é, são gastos utilizados direta ou indiretamente na produção de um bem ou prestação de um serviço.

O custo abarca todos os gastos empregados para se obter um produto que será objeto de venda.

Quando os estoques são vendidos, o custo escriturado deve ser reconhecido como despesa do período em que a respectiva receita é reconhecida.

De acordo com o Pronunciamento Conceitual Básico CPC 16, aprovado pela Resolução CFC nº 1.170 de 2009, os estoques compreendem bens adquiridos e destinados à venda, incluindo, por exemplo, mercadorias compradas por um varejista para revenda.

Os estoques também compreendem produtos acabados e produtos em processo de produção pela entidade e incluem matérias-primas e materiais aguardando utilização no processo de produção, tais como: componentes, embalagens e material de consumo.

Em regra, pode-se afirmar que o valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.

As despesas, por sua vez, são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída de recursos ou redução de ativos ou incremento em passivos, que resultem em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade.

Em outras palavras são valores gastos com bens e serviços destinados à manutenção da atividade da empresa. Por exemplo: gastos com material de escritório, despesas com vendas, entre outras.

Fundamentação: Resolução CFC nº 1.170/2009.

'' É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.''
Epíteto.


Jonatha Ribeiro

Jonatha Ribeiro

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 15:11

Prezada Joyce,

De acordo com a NPC 2 do IBRACON, “Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.”

Despesa: Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração.

Resumindo, os custos tem a capacidade de serem atribuídos ao produto final, despesas são de caráter geral, de difícil vinculação aos produtos obtidos. Sendo assim, no caso do comércio os gastos com material de embalagem seriam considerados como despesa; já na indústria como custo tendo em vista que o mesmo compõe o produto final.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.