x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.699

Escrituração Contábil de Construtoras

helbert horta

Helbert Horta

Bronze DIVISÃO 3, Técnico
há 10 anos Domingo | 14 setembro 2014 | 11:08

Sou analista contábil em um escritório de contabilidade, estou precisando de algum material que trata dos procedimentos contábeis na área da construção civil.

Estou trabalhando neste segmento, e pelo visto o serviço antes desenvolvido não esta de acordo.

Preciso focar especificamente no grupo de “resultado de exercícios futuros”. Sei que este grupo não existe mais, por isso preciso compreender como esta sendo feito a classificação das receitas e custos que surgem oriundos da venda de unidades em que o recebimento é parcelado.

O procedimento adotado hoje na empresa é a existência de uma planilha, que é alimentada mensalmente, de maneira que no momento da venda, existe a contabilização “cliente contra receita futura”, de imediato é feito a contabilização do custo “custo futuro contra custo orçado”. A baixa da receita futura é conforme a realização ou seja o recebimento (receita futura contra receita de venda), e na mesma proporção o custo futuro é baixado conforme o percentual recebido (custo futuro contra custo realizado).

Estou aprofundando no assunto, mas a leitura do CPC é muito técnico, o que dificulta o entendimento.

Estou atuando em uma construtora que constrói aptos para venda.
A maior parte das vendas são parcelados diretamente com os compradores.
esta empresa não constrói no programa "minha casa minha vida".

Caso tenham algum material, ou qual é o procedimento contábil correto a ser adotado, favor pronunciarem.

Sds

Edson Mostaço

Edson Mostaço

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Gerente
há 10 anos Domingo | 14 setembro 2014 | 18:50

Olá a todos,

Este é meu primeiro post e desde já agradeço seja por respostas diretas, seja por indicação de leitura ou de consultoria, ou ainda por orientação de procedimentos do próprio fórum.