x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 7.132

como contabilizar empréstimo giro fácil longo prazo

Milene Torres

Milene Torres

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 11:12

Ola pessoal

Estou com uma duvida , vocês poderiam me ajudar ?

como posso contabilizar um empréstimo giro fácil da Caixa Econômica Federal , o empréstimo foi realizado no dia 21/02/2014 valor R$ 70.000,00 em 40 parcelas , o valor que esta sendo pago mensalmente e de R$ 2.437,66 fixo .

obrigada.

FRANCISCO COSTA CARNEIRO

Francisco Costa Carneiro

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 14:45

Cara Milene, boa tarde!

Não conheço esse instrumento. Porém, se esse instrumento não tiver qualquer tratamento contábil diferenciado, com base no CPC nº 26 você deve contabilizar o seu passivo com 12 parcelas à frente no Passivo Circulante e as demais 28 parcelas no Passivo Não Circulante. Mensalmente você deve reclassificar esse Passivo Não circulante em Circulante.

Espero ter contribuído de alguma forma.

Desejo sorte e sucesso sempre!

Francisco Carneiro
Contabilidade/Auditoria
Linked In: Francisco Costa Carneiro

No mais, desejo sorte e sucesso sempre!

Francisco Costa Carneiro
Auditoria/Contabilidade/Controladoria e Finanças
Linked In: Francisco Costa Carneiro
Will Lima

Will Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 15:17

Milene, complementando as informações do nosso amigo Francisco, não esqueça que mensalmente você deve lançar a despesa financeira desse empréstimo.

Will Lima

Will Lima

há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 16:09

Normalmente são utilizados os seguintes modelos:

1 -
D - Despesa Financeira (CR)
C - Empréstimo Giro Fácil (Passivo)
No exemplo acima, note que o lançamento foi efetuado na conta onde deve estar registrado o valor principal.

2 -
D - Despesa Financeira (CR)
C - Juros - Empréstimo Giro Fácil (Passivo)
No exemplo acima, note que o lançamento foi efetuado em conta especifica de juros. Esta conta deve esta no mesmo grupo da conta principal.

Eu costumo usar o exemplo número 1, já que em meus relatórios tenho o controle do principal e juros.

Cristiano.

Cristiano.

há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 16:13

vc terá q fazer uma planilha para contabilizar esse emprestimo. separando o valor do juro e da parcela. contabilizando o emprestimo e juros a transcorrer, separando curto e longo prazo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.