Eric Carvalho
Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade Bom dia amigos.
Estou pegando a contabilidade de uma franquia de chocolates. e estou com algumas dúvidas quanto ao registro e contabilização das NFs de compra de mercadoria.
Observando o princípio da competência, devo registrar a NF quando ocorre o fato, de acordo com a sua data de emissão certo?
O problema é q o dono do estabelecimento (franquia) não entrega as NFs na data devida, alegando q por motivos de regras e termos da franquia, e por ser muito sazonal ele tem q comprar a mercadoria meses antes de recebê-la, e se registrasse a NF, o estoque não iria bater.
Ex: Os pedidos para a Páscoa tem q ser feitos até Dezembro, então as NFs de compra vem com data de dezembro, porém o pgto só ocorrerá no meses seguintes (até aí tudo bem...), e a mercadoria só chegará em abril (esse é o problema!!!).
O cliente alega q se dar entrada com as notas na data de emissão o estoque dele não vai bater (correto né...), então ele fica com as notas e só dá entrada em seu estoque na data q recebe a mercadoria.
Mas e no caso do registro e contabilização aqui no sistema? Não posso lançar as Nfs com data diferente!!! E se lançar na data de emissão o estoque ficará altíssimo, não condizendo com o estoque real.
E agora?
Desde já agradeço.