x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.912

Livro caixa x conciliação bancária

Juracy Andrade

Juracy Andrade

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 08:55

Prezados Colegas,

Já li vários tópicos quanto ao assunto pesquisando no fórum, porém, ainda me resta algumas duvidas:

Nas microempresas, sem contabilidade na forma que deveriam fazer, escriturando somente o L.Caixa como conciliar o movimento bancário com o caixa??

Sabemos que, neste caso, tanto o banco quanto o caixa funcionam como uma conta só - saiu do banco saiu do caixa, entrou no banco entrou no caixa.

Exemplo - no ato das vendas efetuadas via cartão de crédito, consideradas venda a prazo, não lançamos nada no caixa??Só damos entrada no caixa quando a operadora do cartão fizer o crédito na conta da empresa???OK perfeito!!

Mas sabemos que a maioria esmagadora das micro e pequenas empresas não fazem ou não tem nenhum tipo de controle quanto a isso. Quando muito emitem a nota no ato da venda. Sem contar que o valor creditado pela operadora do cartão já vem descontado sua comissão, é praticamente impossível identificar esses recebimentos.

O mesmo ocorre com os pagamentos e débitos em conta, não identificam o que estão pagando, não fazem cópia de cheques, nem nada!

Claro, devemos orientar o cliente para que proceda corretamente, faça isso, faça aquilo, explicamos a situação tanto verbalmente quanto por escrito, mas não adianta fazem certo no primeiro mês, depois não fazem mais e continuamos na mesma. Sejamos honestos com a realidade, a maioria das pequenas empresas como os botecos, lojinhas e quitandas da vida são tocadas por pessoas simples sem nenhum tipo de entendimento quanto a isso, mesmo a gente explicando, e alguns são maus intencionados mesmo.

Agora, como lançar essa movimentação bancaria no caixa??

Um colega me disse que lançava todas as receitas e despesas no caixa independente de serem vendas via cartão, despesas pagas via débito em conta etc..., no final do mês para os valores que entravam na conta bancaria fazia um único lançamento de saída do caixa, o mesmo para os valores que saiam da conta bancaria - fazia um único lançamento de entrada no caixa.

Mas esse procedimento é incorreto, o que os colegas sugerem??

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 09:28

Juracy

Você deve solicitar ao seu cliente que solicite junto a operadora de cartões de crédito, o extrato de movimentação do mês. Com esse extrato é possível contabilizar os valores que entraram na conta corrente, a diferença do valor da venda, debita-se como despesas nas transações com cartão.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Claudia Bernardo Tavares Furtado

Claudia Bernardo Tavares Furtado

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 15:29

Boa tarde Clovis Igarashi,

Tenho pouca experiência, trabalho com pequenas igrejas, e nenhuma tinha conta corrente, mas agora tem, e eu não estou conseguindo contabilizar a conta banco X caixa.
Depois de tudo lançado, tenho uma diferença na conta caixa em relação ao relatório financeiro da igreja.
O saldo da conta Banco está Devedor no valor exato do extrato.
O saldo da conta Caixa está Devedor em um valor muito maior que o da igreja.
Já conferi os relatórios da igreja, que são feitos em excel, e estão corretos.
Tenho certeza que são meus lançamentos que estão errados. Não sei mais o que fazer...
Vou explicar como estou fazendo:

Situação ( os valores são só exemplos):
1) Entrada mensal de dízimos: 10.000,00
2) Depósito bancário: 5.000,00
3) Despesas gerais pagas em dinheiro: 2.000,00
4) Despesas pagas em cheques: 3.000,00

1) Entrada mensal de dízimos: 10.000,00
D - Caixa ( Ativo circulante disponível)
C - Dízimos (Receita)
R$ 5.000,00
Histórico: Dizimo mensal em caixa

2) Depósito bancário: 5.000,00
D - Banco (Ativo circulante disponível)
C - Dízimos (Receita)
R$ 5.000,00
Histórico: Dizimo mensal em depositado no banco XXX

3) Despesas gerais pagas em dinheiro: 2.000,00
D - Despesas diversas
C - Caixa ( Ativo circulante disponível)
R$ 2.000,00
Histórico: Despesa ref à ****** conf nf nº ******, Comércio XXXX.

4) Despesas pagas em cheques: 3.000,00
D - Despesas diversas
C - Banco (Ativo circulante disponível)
Histórico: Cheque nº ****** ref à ****** conf nf nº ******, Comércio XXXX.

Se você puder me ajudar, ficarei imensamente grata...
Att.

Claudia Furtado
Juracy Andrade

Juracy Andrade

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 17:35

Oi Claudia, não sou o Clóvis, mas vou tentar lhe ajudar.

Considerando os exemplos que vc postou e usando os mesmo valores, imagino que a situação seria esta:

Total mensal de dizimo recebidos no mês = 10.000,00, sendo que:
5.000,00 no caixa
5.000,00 no banco

Pelo recebimento dos dízimos:
D - CAIXA................................5000,00
C - DÍZIMOS (RECEITA).......5000,00

D - BANCO..............................5000,00
C - DÍZIMOS (RECEITA).......5000,00

Os lançamentos de despesas seria como vc postou mesmo.

Verifique se vc não está debitando o valor do banco também na conta caixa.

Att

Juracy

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.