x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.085

Lançamento de vendas cartão

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 22:41

Boa noite a todos os amigos do Fórum ! Agradeço muito desde já a orientação...

Aqui no escritório , encontramos dificuldades para o lançamento contábil de vendas com cartão Crédito ou Débito... Pois ... oriento o cliente que , por ex:
Mediante a venda com cartão o mesmo deverá emitir a NF - ex: vendeu R$ 1.000,00 - emitir a Nota de R$ 1.000,00 (sabemos que a venda bruta)....
- Onde estamos encontrando a dificuldade - na hora de lançar isso na contabilidade ... sei que o valor que vai entrar na c/c do cliente não será necessariamente R$ 1.000,00 (será a menor devido o juros) ...mesmo assim ... não batem ....
Criei o seguinte método (muito simples)... mas gostaria de obter a opinião dos colegas...

Data Venda Valor Venda NF Data Entrada C/C Valor Entr. C/C

Antecipação Crédito Valor entrada conta Ref. A NF

É uma planilha Mensal... onde o cliente vai nos preencher exatamente o que houve naquele determinado mês... vai nos facilitar o trabalho na hora de fechar o extrato da C/C - justificar cada entrada , etc...

Gostaria de saber se algum colega tem uma forma mais fácil de orientação.... trocar experiência realmente de como se faz no dia-a-dia...Sem talvez depender tanto de cliente.
- Desta forma , acho justo , pois é de obrigação do cliente que se faça o acompanhamento do Financeiro (aproveita e alimenta a nossa planilha)...

O que acham os colegas? Como eu disse ... estamos com um pouco de dificuldade em fechar as vendas de cartão no extrato.

Grande Abraço e Agradeço!

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
FABRICIO SILVA

Fabricio Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 23:28

O crédito na conta corrente não entra no mesmo dia da venda no cartão de crédito, correto? Então, de acordo com o regime de competência, você registra primeiro a venda na data da nota fiscal:

D. Cartões de Crédito a Receber – Administradora “X” (ativo circulante)

C. Vendas por Cartões de crédito (conta de resultado) R$ 1.000,00

Quando entrar o crédito, você registra a despesa com a administradora do cartão na mesma data da nota fiscal, pela diferença entre o crédito na conta e o valor da nota. O ideal é saber a taxa de administração do cartão para contabilizar na data correta, depois é conciliar. Supondo uma taxa de administração de 5%, teríamos o valor de R$ 50,00:

D. Taxas com Vendas por Cartões de Crédito (conta de resultado)

C. Cartões de Crédito a Receber – Administradora “X” (ativo circulante) R$ 50,00

E, por último, contabiliza a entrada do numerário no banco na data efetiva do recebimento do crédito:

D. Bancos c/movimento (ativo circulante)

C. Cartões de Crédito a Receber – Administradora “X” (ativo circulante) R$ 950,00

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 08:25

Carina Dias, Bom dia.

As administradoras de cartão de crédito disponibilizam em seu site um extrato dos pagamentos/faturamento, solicite ao seu cliente o numero do estabelecimento, login e senha, e faça os lançamentos pelo extrato.

No ato da venda:
D - Contas a Receber (AC)
C - Vendas/Serviços (CR)
H - Venda conforme NF ...

Lançamento Pelo Extrato:
D - Banco (AC)
D - Comissões pagas (CR)
C - Contas a Receber (AC)
H - Recebimento Líquido de Cobrança

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 09:58

Bom dia meus amigos Fabricio e Ronaldo... tdo bem?

Me sinto mais segura agora na orientação ao cliente .... (não sei se vou continuar adotando a planilha que elaboramos)....Como disse o Ronaldo ... as operadoras disponibilizam esta informação....

Grande Abraço!

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.