x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.589

Contabilização de Compras de Mercadorias

Isis Santos

Isis Santos

Bronze DIVISÃO 5, Aprendiz
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 13:41

Pessoal, achei este tópico ]www.contabeis.com.br que era sobre a minha duvida, achei muito interessante a discussão, mas infelizmente ainda estou com a dúvida. Se eu contabilizar os estoques debitando diretamente no resultado, vou ter problemas com o fisco? Pois olhei a seção 13 da CPC ME que o usuário citou, mas não achei muito esclarecedor.
Ex:
D - Compra de Mercadorias(CR)
C - Fornecedores(PC)/Caixa ou Banco(AC)


Ou eu devo OBRIGATORIAMENTE usar o método:
D - Estoque(AC)
C - Banco/Caixa

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 13:50

Isis Santos acredito que você deve usar a conta de estoque( AC), pelo fato de que será preciso fazer os lançamentos de CMV.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 14:43

Boa tarde Isis!

Se a empresa não possui sistema de custos ela não é obrigada à contabilizar pela conta de estoques, esta foi a situação que já encontrei e fui orientado pelos fiscais de renda.
Quando se lança diretamente na conta de resultado, basta um levantamento de estoque físico no final do período que se tem a apuração do CMV de forma correta, pois com o lançamento do estoque final, se tem o valor consumido ou o custo das vendas ou serviços do período.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 14:46

Gilberto, nesse caso que você citou seria quando a empresa não faz estocagem de mercadorias?

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Isis Santos

Isis Santos

Bronze DIVISÃO 5, Aprendiz
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 15:16

Eu sei que a forma mais correta de se contabilizar seria a de debito no estoque, mas como você falou isso só é possível para uma empresa que tem o controle rígido dos estoques, e isso é raro nas empresas de pequeno e médio porte, mas fico aliviado em saber que foi uma orientação dos próprios fiscais, pois o medo mesmo era quanto a uma fiscalização futura. Obrigado pela explicação.

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 15:31

Caros colegas os lançamentos ficariam assim então:

empresa encerrou inventario de 2012 com R$10.000,00
em 01/01/2013 faz o seguinte lançamento:
D - Estoque inicial (CR)- 10.000,00
C - Estoque de Mercadorias (Ativo Circulante)


nas compras que ela for realizando durante o ano:
D - - Compras de Mercadorias(CR)
C - Fornecedores/Caixa


no final do ano com fechamento do inventario
D-Estoque de Mercadorias (Ativo Circulante)
C - 3.1.1.01.004 - (-)Estoque Final(CR)

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 15:43

Felipe, Boa tarde.

Seu entendimento esta correto, de costume eu deixo para zerar o estoque inicial no fechamento do balanço.

Att

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 17:23

Boa tarde,

Realmente, fazendo os lançamentos do estoque inicial e final no período de apuração ocorrerá o cálculo do custo através do grupo CMV.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.