x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 38.334

Superveniência Ativa

Priscila Fernandes

Priscila Fernandes

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 07:50

Bom dia, foi constado no balanço de uma associação sem fins lucrativos, que o saldo de algumas contas não condiziam com o saldo inicial do exercício subsequente. O auditor da associação, pediu que fizemos os lançamentos abaixo para correção desses saldos em contas chamadas superveniências passivas e superveniências ativas, não localizei essas contas especificas no plano de contas que esta sendo usado, alguém teria disponível alguma matéria a respeito ou mesmo um plano de contas que atenda a solicitação do auditor?

D Superveniência Passiva
C fornecedores nacionais

D FGTS
C Superveniências Ativas

D superveniências Passivas
c pis a recolher

D pis a recolher
C superveniências ativas

Desde já agradeço a colaboração

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 09:20

Bom dia, Priscila!

Eu descordo da orientação do seu auditor, pois superveniência é algo imprevisto que vai determinar a variação do patrimônio empresarial. É determinado por um fator externo.

Superveniência ativa: é o aumento do ativo, ou seja, aumento do patrimônio da empresa. Podem ser considerados nessa ocasião o dinheiro ganho na loteria, herança recebida, doações, entre outros.

Superveniência passiva: promove uma diminuição do patrimônio da empresa. Como exemplo, temos os gastos com determinações judiciais, dívidas não registradas no passivo (despesas), pagamento de aval, entre outros.

Neste caso ai que você nos relata, entendo que estes ajuste podem ser feitos utilizando a conta contábil: Ajustes de Exercícios Anteriores (PL).
Dessa forma os lançamentos ficariam dessa maneira:

D - Ajustes de Exercícios Anteriores
C - Fornecedores Nacionais

D - FGTS
C - Ajustes de Exercícios Anteriores

D - Ajustes de Exercícios Anteriores
C - Pis a Recolher

D - Pis a Recolher
C - Ajustes de Exercícios Anteriores

Att.,

Rodrigo Ruiz


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.