x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.543

declaracao de MEI no IRPF - escrituração contábil

 marilda ferri

Marilda Ferri

Iniciante DIVISÃO 1, Jornalista
há 9 anos Domingo | 12 outubro 2014 | 06:53

a legislação não exige escrituração contábil de MEI, contudo ao nao fazê-la , quando declarei o IRPF tive que apresentar a oriegem do dinheiro recebido pelo MEI na minha conta. Pesquisando, vi como fazer o cálculo e como preencher as fichas, mas paguei muito IRPF. Nas pesquisas para fazer a declaração, vi uma orientação que deveria ter feito o livro caixa/escrituração contábil. Bom, sei que para isso preciso de contador, mas queria saber como é que faz esse tipo de controle.

antonio w. f. de campos

Antonio W. F. de Campos

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Técnico
há 9 anos Domingo | 12 outubro 2014 | 23:04

Em primeiro plano, o Mei é isento de contabilidade, como vc ja sabe, ocorre que existe uma planilha mensal que vc pode preencher para auxilia-la nos calculos do final de ano, e tambem para saber se o seu faturamento bruto não ultrapassou o limite estipulado para o Mei , o deposito que vc faz na sua conta corrente é que é o problema, pois toda renumeração necessita de uma origem, no IRPF, vc pode jogar o que vc retira mensalmente, e no final do ano verificar o lucro e utiliza-lo, pois na declaração existe o campo especifico para esse tratamento contabil, agora tudo depende tambem do que foi adquirido durante o ano, pois de uma forma ou de outra vc tem que ter lastro suficiente para fazer frente as sua aquisições.

Antonio de Campos
Tc/Sp
Diego Reis

Diego Reis

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 15:04

Fazer o livro caixa é um pouco complexo, o ideal seria ter um sistema contábil, ou um contador mesmo.

Diego Reis - Contador
Escritório Conceito Contábil

Diego Reis - Contador
Escritório Conceito Contábil
Aqui o seu crescimento é o nosso negócio!!
juliana da silva figueiredo

Juliana da Silva Figueiredo

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 20:25

Marilda,

Infelizmente o governo disponibilizou essa ferramenta e esqueceu de esclarecer alguns pontos relevantes. Primeiro quando você tem uma movimentação de dinheiro em banco, o ideal é abrir uma conta bancária para a empresa MEI, porque você pessoa física é uma coisa e o seu MEI é outra coisa, toda movimentação bancária deverá ser feita por lá, e com um controle de suas receitas e despesas, para que no final você possa apurar o seu lucro e cuidar o seu limite de receita. Dessa maneira você separa pessoa física da empresa. O governo entende que a renda de um MEI é um salário minimo, pois você recolhe o INSS por um salário minimo, dessa maneira você não precisaria declarar a movimentação em sua declaração de Pessoa Física e sim lá na Declaração do MEI que se faz uma vez ao ano, parece complicado mais não é, você utilizando as planilhas que o próprio site disponibiliza fica mais fácil na hora de fazer a declaração do MEI. Quando tiver duvidas, mesmo que pareçam irrelevantes consulte um contador, ele esta acostumado em lidar com essas situações.

Espero ter ajudado.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.